Realizado Simulado Semestral da 1ª Regional REER - (Radioamadores). 31/07/2017 - 10:20

Simulado desenvolvido no dia 27 de julho

Fortes chuvas atingiram o município de Curitiba durante a madrugada do dia 27 de julho, com maior concentração na região que compreende os bairros Alto Boqueirão e Xaxim.

Além da enxurrada pelo acúmulo de água, falta de drenagem no terreno e acúmulo de lixo próximo a cabeceira da ponte, houve inundação nas ruas Dante Honório e Gilmar Antonio Derosso, e parcialmente a rua Teodomiro Furtado, devido ao represamento de água na região do Ribeirão dos Padilhas, na junção com o Córrego Esmeralda.

Os moradores foram surpreendidos às 08h12min com a água adentrando em suas casas. Alguns moradores possuem comportas nos portões de suas residências para conter o fluxo de água, mas nem todos tiveram tempo hábil para fechá-las, bem como alguns já haviam saído para trabalhar, estando a residência vazia.

Neste horário, por se tratar de dia útil, a creche Dona Nenê, situada a rua Dante Honório já estava em funcionamento, com 52 crianças e 8 funcionários no interior do prédio. Estas pessoas estão isoladas e precisam ser retirados do local, pois o nível da água continua a subir.

A tempestade durante o período de chuva forte interrompeu o fornecimento de luz elétrica, e a comunicação da PMPR e Corpo de Bombeiros está comprometida.

Foi acionada pela 1ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil a 1ª Regional REER para dar apoio nas comunicações, os radioamadores voluntários montaram 03 estações de rádio, 01 junto ao posto de comando, 01 na área de abrigo e 01 na área afetada pelo desastre, todas com capacidade de contato , dispondo de freqüências de VHF, UHF simplex e repetidoras, sistema de rastreio do tipo APRS e transmissão de imagens via radio - SSTV

Na Simulação compareceram,  Aurélio Zito Schwartz Nicoladeli PU5SZN -Supervisor da 1a Regional REER e outros radioamadores cadastrados junto a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Ricardo – PU5RYC, Rafael – PU5STK, Zaninelli – PY5LZA, Élio – PU5SME, Marcilino – PU5MCL, Sidnei - PU5SOD.

" Defesa Civil, somos todos nós".