Radioamadores voluntários, tiveram papel fundamental, auxiliando no Treinamento das Regionais em Rio Sagrado, Morretes/PR 25/10/2017 - 09:40

No dia 21 de outubro, na região de Rio da Serra em Morretes, radioamadores voluntários auxiliaram as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil no treinamento de campo sobre o aplicativo da Defesa Civil o SISDC Mobile.

Forneceram suporte operacional na parte de comunicação, aos representantes das CORPDECs e ao Posto de Comando no local. E para que a operação fosse um sucesso, a participação da REER foi de extrema importância auxiliando no trafego de informações, repassando informações de ocorrências fora do previsto em campo e remetiam o contato entre o Posto de Comando e as Equipes.

Podemos destacar, que boa parte das equipes estavam sendo rastreadas via APRS (Sistema de Reportagem Automática de Posição), sistema disponível aos radioamadores o qual podia demonstrar on-line a posição dos participantes, isso tudo via rádio, o qual foi utilizado em grande escala, tendo em torno de 10 radioamadores utilizando.

Também auxiliaram com um posto de comando avançado que dava suporte adicional com, DIGIPEATER APRS e Radio Modo Fonia 144.500 simplex, 145.210 -600 e 145.570 -600, tudo isso com o objetivo de realizar Ponte caso alguma estação móvel não conseguisse contato com posto Comando via repetidora ou Direto, dando assim controle total da operação ao Comando, bem como a segurança dos envolvidos para que a operação ocorresse da melhor forma possível.

A área descrita não possui qualquer tipo rede de dados ou disponibilidade em toda a área com telefonia fixa ou móvel, desta forma a comunicação rádio foi importantíssima para contato via fonia com localização dos grupos via Radio APRS .

Em termos práticos tivemos efetivamente uma operação bem próxima da realidade em situações adversas, servindo como treinamento aos Voluntários REER.

A dedicação dessas pessoas identificadas como radioamadores e que auxiliam por amor ao seu Hobby, e são de tamanha importância e úteis ao trabalho da Defesa Civil e de toda população, eles sem dúvida minimizam o tempo de resposta para o auxilio em situações de emergência ou calamidade, salvando vidas, afinal o bem mais precioso!

No treinamento contamos com a presença dos seguintes Radioamadores Vontuntários:

1º Regional PU5MCL Voluntário 1º
2º Regional PU5SME Voluntário 1º
3º Regional PY5BK Voluntário 3º
4º Regional PU5VOI Voluntário 8º
5º Regional PU5SOD Voluntário 1º
7º Regional PU5MZZ Supervisor 7º
8º Regional PU5VIC Voluntário 8º
9º Regional PY5KAL Sup. Subst 9º
10ºRegional PU5RYC Voluntário 1º
11oRegional PU5NAO Voluntário 11º
12oRegional PY5VE Supervisor 11/12º
13oRegional PU5MMR Voluntário 3º
14oRegional PU5NLF Sup. Subst 14º
15º Regional PU5MUD Voluntário 1o
16 Poligono PU5VIN Voluntário 1º

Posto Comando Auxiliar DIGI / FONIA
PU5SZN Supervisor 1º

Posto Comando Geral
PY5FOC Supervisor Geral
PY5SI Sup Substituto 8º

“”DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS!”