QUEIMADAS ESTÃO PROIBIDAS EM TODO O PARANÁ 01/09/2010 - 16:50

Segundo informações do SIMEPAR, não chove no Paraná há cerca de 27 dias. Essa estiagem intensifica o risco de incêndio em vegetação no Estado e agrava as estatísticas dos atendimentos aos incêndios florestais atendidos pelo Corpo de Bombeiros e Bombeiro Comunitário.
Desde o início do ano foram registrados 6956 atendimentos a incêndios em vegetação. O número se aproxima do total atendido durante todo o ano de 2009 (7198).
Alinhado a essa realidade, o Diretor Presidente do IAP, José Volnei Bisognin assinou a Portaria n° 178/2010, proibindo o emprego de fogo em práticas pastoris, agrícolas e florestais em todo o Estado do Paraná. Quem descumprir o contido na Portaria e causar incêndios com destruição de áreas florestais será autuado por causar dano ambiental, com multas que podem variar cinco a cinqüenta mil reais por hectare destruído pela ação do fogo. O IAP solicita a colaboração de toda a população no sentido de se evitar a queima de resíduos e a prática de fogo de qualquer natureza.

Denuncie pelo telefone da Força Verde 0800-643-0304 ou acione o Corpo de Bombeiros em caso de incêndio pelos telefones 193 ou 199 (Bombeiro Comunitário).

Você pode acompanhar o risco de incêndio na vegetação acessando o site do SIMEPAR e conferindo, ao clicar sobre as principais cidades paranaenses, o Risco de Incêndio Florestal:

Projeto da Torre do Radar Meteorológico do Oeste do Paraná

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná