Projeto Agente Mirim aposta na cidadania contra a violência 29/11/2010 - 08:40

Foto: 6ª COREDEC

Formar cidadãos comprometidos com o meio em que vivem é a forma mais simples, eficaz e acessível para erradicar a violência. É nessa idéia que a Secretaria de Ordem Pública e Social de Campina Grande do Sul acredita. Por isso, aposta em projetos de conscientização popular. O Agente Mirim é um deles. Coordenado pela Guarda Municipal, tem o objetivo de orientar alunos da rede municipal de ensino em torno de temas como prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, lixo e reciclagem, prevenção às drogas, bullyng, benefícios do esporte, entre outros, através de aulas em sala de aula, passeios e visitas educativas. “Semeando conhecimento, o Agente Mirim espera contribuir na formação do caráter, munindo as crianças de importantes conceitos de cidadania e tornando-as multiplicadoras da cultura da paz”, aponta o inspetor da Guarda Municipal, José Porfírio.
Para ministrar as aulas, realizadas no contra turno escolar, o projeto conta com o apoio de demais secretarias como Educação, Esporte e Cultura, Ação Social, Saúde e Meio Ambiente e Agricultura. Outras instituições governamentais como a Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Civil (Denarc), assim como instituições privadas. A Gomes Empreendimentos, por exemplo, fez a doação das camisetas personalizadas do projeto a todos os alunos. “A idéia é justamente formar uma rede de apoio, com o envolvimento de vários setores”, explica Porfírio.
Em 2009, o Agente Mirim, em fase experimental, foi realizado na Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves, na Sede do município, e este ano está na Escola Municipal Alessandra Cristina Assunção, no bairro Santa Rita. Alunos de 3ª e 4ª séries – ao todo mais de 100 – já participaram do projeto. “O Agente Mirim é um desafio para aprender coisas importantes, um presente para os estudantes”, disse a aluna Jaqueline Becker Padilha, de 10 anos. “Aprendemos a vencer e conquistar”, completou Gabriele de Almeida Matias, de 11 anos.
“O empenho e dedicação por parte da escola é fundamental para que o objetivo do projeto seja alcançado. Neste sentido, a diretora Ceres Vicentin e demais funcionários não poupam esforços”, comenta Porfírio.
Diego Rogério Bandeira
Secretário da COMDEC de Campina Grande do Sul