Programa Brigadas Escolares realiza Plano de Abandono em Colégio Municipal na cidade de Maringá 11/04/2018 - 15:30

Na manhã de hoje, dia 11 de abril de 2018, a  Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa de Civil de Maringá, através do Programa Brigadas Escolares, realizaram treinamento do Plano de Abandono no Colégio Municipal José Hiran Sale.

Na simulação, os 480 alunos realizaram a evasão do prédio em 222 segundos, um tempo excelente.
A simulação, que emula uma situação de incêndio ou outras situações que gerem pânico, é importante para ensinar alunos, professores e funcionários das escolas a lidarem com situações de emergência em que o prédio precise ser abandonado rapidamente, sem causar pânico ou outro tipo de imprevisto que possa atrapalhar a saída rápida das pessoas que estejam no local.

O Programa foi apresentado na ONU, e o Plano de Abandono Escolar que vem sendo desenvolvido nas 2.565 escolas estaduais entre normais e conveniadas.

Essa atividade é importante, pois assim o aluno consegue filtrar as informações que recebe no ambiente escolar e replicar para seus familiares. Muitos alunos falam que ao irem no Shopping, cinema, barzinhos e etc., ao chegarem no local automaticamente procuram as indicações de saída de emergência, se estão bem sinalizadas, sem obstrução, ou seja, nós estamos conseguindo criar uma cultura e consciência melhor sobre esses riscos.