Primeiro encontro de Brigadistas Comunitários em Três Barras no Paraná. 29/08/2017 - 20:24

No sábado dia 26 de Agosto, pela manhã, aconteceu em Três Barras do Paraná o Primeiro encontro de Brigadistas Comunitários, representados pelos quatro conselhos comunitários dos municípios de Quedas do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná.

O evento começou com o hasteamento do pavilhão nacional em frente à prefeitura municipal e contou com a presença do anfitrião, o senhor prefeito Helio Brunig, que recepcionou todos e explanou sobre a importância desses voluntários que colaboram exemplarmente para o bem-estar da população e têm desenvolvido um papel importante em suas comunidades.

Logo após o Hino Nacional, iniciou-se uma caminhada de aproximadamente cinco quilômetros até o Parque Estadual Guarani, onde puderam conhecer a história, funcionamento e a preservação local, além da caminhada pelas trilhas, os brigadistas de Três Barras do Paraná realizaram um simulado de resgate de vítima com fratura exposta, em local de difícil acesso. Após o almoço os brigadistas receberam palestras sobre o uso de extintores (a cargo de Espigão Alto do Iguaçu), seguido de uma explanação feita por Boa Vista de Aparecida, acerca do mosquito Aedes Aegypti e as doenças por ele transmitidas.

Na sequência Quedas do Iguaçu, representada pela professora Marilete Zanrosso explicou como está composta a estrutura da Defesa Civil e a importância da integração associada , além do combate a incêndio ambiental e o uso de equipamentos de combate e proteção individual, explicado pelo brigadista Jean.

Após receberem o curso e a certificação de brigadistas comunitário pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, esses voluntários mantiveram-se organizados em torno de uma associação de voluntários de Defesa Civil - (AVODEC) que atualmente divide-se em quatro conselhos, um em cada um desses municípios e são subordinados às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil as COMPDECS e desta forma, consegue se manter organizadas ativos e a disposição como voluntários em caso de alguma emergência em suas comunidades.

Essas pessoas acreditam que " Voluntários não são pagos não porque não tem valor, mas porque são impagáveis"; (SHERRY ANDERSON).

Fonte: Cabo Antônio Falkembak, supervisor do PBC - (Quedas do Iguaçu)