Presidente do SIMEPAR apresenta novo projeto para integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil 11/03/2018 - 22:19

No dia 9 de março, no CEGERD - Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos de Desastres localizado no Palácio das Araucárias aconteceu uma palestra ministrada pelo Dr. Eduardo Alvin Leite, Presidente do SIMEPAR – Sistema Meteorológico do Paraná, para membros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), bolsistas e profissionais do Sistema Paranaense de Informações para a gestão dos Riscos a Desastres Naturais (SIGRisco).

O objetivo da palestra foi apresentar o trabalho desenvolvido MONITORAMENTO E ALERTA DE OCORRÊNCIA DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS PARA ZONAS URBANAS DO PARANÁ, onde o Dr. Alvin, idealizador do projeto, pode apresentar o desenvolvimento e funcionalidades do SIPPER – Sistema de Previsão Probabilística de Eventos de Raio.

O SIPPER faz uso de técnicas de “inteligência artificial” e “clusterização” para previsão da ocorrência de raios para as próximas horas e atualização em tempo quase real (a cada minuto), bem como definição de áreas de monitoramento e alerta.

O sistema vem somar aos demais utilizados pelo CEGERD, na forma de um sistema de apoio a decisão para o envio de alertas para a população sobre descargas atmosféricas.

O sistema vinha sendo utilizado no período da operação verão para emissão de alertas de raios na região litorânea do Estado. A partir de agora com a atualização do SIPPER, o mesmo apoiará a decisão de emissão de alertas em todas as zonas urbanas dos 399 municípios do Estado do Paraná.

Juntos, somos mais fortes, “Defesa Civil, Somos Todos Nós”.