Prefeitos de 15 cidades aderem ao programa Bombeiro Comunitário 17/02/2009 - 14:30

Prefeitos de 15 municípios paranaenses deram início, na tarde desta segunda-feira (16), ao processo para a instalação do posto de Bombeiro Comunitário. Eles assinaram o termo de adesão à Defesa Civil do Paraná, no auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. “Com a adesão desses novos municípios esperamos disponibilizar uma assistência emergencial mais rápida, pois antes eles dependiam do deslocamento de Bombeiros Militares de cidades próximas”, afirmou o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Tenente-Coronel Washington Rosa.

As cidades são Cafezal do Sul, Cantagalo, Corbélia, Ibema, Mamborê, Campina da Lagoa, Querência do Norte, Santa Cecília do Pavão, Santa Tereza do Oeste, São Jorge do Oeste, Sertanópolis, Terra Rica, Vitorino, Tamarana e Ubiratã.

O programa Bombeiro Comunitário leva mais tranqüilidade a pequenas cidades, como Vitorino, de aproximadamente 6 mil habitantes, no Sudoeste do Estado. “Hoje se precisarmos de atendimento, necessitamos ligar para Pato Branco, a 20 quilômetros de distância. Com a instalação do Bombeiro Comunitário, a população se sente mais segura, pois sabe que, em caso de incêndio, o socorro chegará mais rápido”, diz o prefeito de Vitorino, Valdir Picolotto.

O passo seguinte à adesão é a liberação de recursos para a construção do posto de bombeiros. O Estado fornece um caminhão preparado para combate a incêndios e outros eventos de defesa civil. Bombeiros militares treinam os funcionários municipais que trabalharão no posto. Os investimentos devem ultrapassar os R$ 7 milhões.

O vice-governador Orlando Pessuti enfatizou o comprometimento do Governo do Paraná com os municípios e com a população e citou outros projetos, como os 300 Centros da Mulher e da Criança, que devem ser implantados até 2010, as mais de mil quadras cobertas em escolas e o programa Luz Fraterna, que no ano passado beneficiou mais de 247 mil famílias com energia elétrica de graça. “Ações como estas demonstram o carinho com que o governo trata a população”, resumiu.

PROGRAMA - O Bombeiro Comunitário foi criado em 2004, por determinação do governador Roberto Requião, para atender aos municípios com até 15 mil habitantes que não têm unidade do bombeiro militar. No primeiro ano, o projeto-piloto foi implantado em Pitanga, Lapa, Campina Grande do Sul e Prudentópolis. Desde então, 98 municípios já contam com o serviço. Até o ano que vem, serão mais 25 cidades, com a possibilidade de atender a 80% da população do Estado.

Os bombeiros comunitários são treinados por bombeiros militares, para fazer o primeiro atendimento em situações de emergência. O Governo do Estado fornece ao município um caminhão com capacidade para 5 mil litros de água, e financia 80% das instalações - os demais 20% são a fundo perdido. A prefeitura fica responsável em oferecer o terreno para construção da sede e pela seleção de dez funcionários.

Confira as fotos do evento

Fonte: www.aenoticias.pr.gov.br