Pós Graduação em Defesa Civil é lançada no Paraná 18/03/2010 - 10:50

Os desastres são cada vez mais frequentes. Tornou-se cada vez mais comum encontrar nos noticiários informações que apresentam perdas, danos, impactos, dificuldades. Sofrem as pessoas, perdem Municípios, Estados, o País como um todo. Muitas vezes de tão frequentes as notícias parecem estar sendo repetidas deivo ao ponto tempo que separa eventos semelhantes.

A defesa civil, ao contrário do que muitos pensam, é um sistema e não um órgão. Logo, múltiplos são os seus participantes das mais diversas áreas que se complementam com seus variados conhecimentos em torno de temas que urgem soluções e planejamento.
Em meio a discussões sobre as mudanças climáticas evidentes e à projeção de complicações em relação à tendência de anormalidade surgem enchentes, deslizamentos, terremotos, epidemias, estiagens, acidentes com produtos perigosos, entre outros eventos que deixam marcas profundas nas comunidades afetadas. Por outro lado o adensamento populacional nas grandes cidades exige postura dos responsáveis pelas funções de coordenação do sistema de defesa civil.
O fato é que essa realidade precisa ser enfrentada pelas pessoas. Da comunidade ao administrador público, passando pela sociedade organizada, associações, organizações não governamentais, militares, a iniciativa privada, todos precisam estar sintonizados com as mudanças que estão ocorrendo de forma a vislumbrar alternativas para a redução dos desastres e suas temidas consequências.
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná está ofertando um dos primeiros cursos de especialização nessa área: a Especialização em Defesa Civil. O curso é voltado aos integrantes do sistema de defesa civil em todos os seus níveis de forma a desenvolver o caráter preventivo numa das mais completas análises sobre os desastres e suas consequências. A estrutura curricular desenvolvida possibilita ao Especialista em Defesa Civil contato e aprofundamento com os seguintes temas:
- análise de riscos e vulnerabilidades socioambientais urbanas
- atendimento a emergências com produtos perigosos
- formação de brigadista
- avaliação de danos em desastres
- organização da defesa civil, ações globais e voluntariado
- epistemologia
- estruturação de planejamento emergencial e contingencial
- estruturação de Planos de Auxílio Mútuo e Núcleos Comunitários de Defesa Civil
- ética
- governança, políticas públicas e participação social
- legislação pericial e ambiental
- organização municipal e política urbana
- planejamento e gestão urbana: Agenda 21 e recursos hídricos
- planejamento urbano e regional: estratégicas no meio urbano e intervenções físicas
- política nacional de defesa civil e o impacto sobre o ser humano
- prevenção e combate a incêndios em edificações e florestal
- primeiros socorros e atendimento a múltiplas vítimas
- Sistema de Comando e Incidentes - SCI e Sistema de Comando de Operações em Emergência - SICOE
- uso e ocupação do solo aplicados à gestão e planejamento das cidades.

A especialização totaliza cerca de 405 horas e a primeira turma deve ter início em abril, com encontros quinzenais. Integrantes das Coordenadorias Estadual, Regionais e Municipais de defesa civil interessados podem entrar em contato com a coordenação do curso para verificar condições especiais para a realização.
A coordenação é realizada pela Professora Dra Patricia Sottoriva - patricia.sottoriva@pucpr.br e pelo 1º Tenente Eduardo Gomes Pinheiro eduardo.pinheiro@pucpr.br .

Para realizar a inscrição e saber mais sobre a Especialização em Defesa Civil basta acessar:
http://www.pucpr.br/especializacao/mostra_curso.php?processo=161&curso=2363&campus=1

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.