População afetada por granizo recebe apoio no município de Reserva 11/08/2011 - 08:50

O governo do Estado montou uma força-tarefa para apoiar a população e ajudar na recuperação de 2 mil residências danificadas por granizo na tarde desta terça-feira (9) em Reserva, região dos Campos Gerais, a 180 quilômetros de Curitiba. Além de deslocar para o município uma equipe da Defesa Civil e 17 veículos, o governo enviou telhas, lonas, cobertores e agasalhos para os moradores atingidos.

Por determinação do governador Beto Richa, foram enviadas para Reserva 1 mil telhas de fibrocimento e 93 bobinas de lona (cada uma com 400 metros) para a cobertura das casas. A secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar, Fernanda Richa, também providenciou 50 cestas básicas, 50 colchonetes, 1,5 mil peças de roupas e 150 pares de calçados.
2ª COREDEC presente no município de Reserva

“Não poderíamos deixar de ajudar a população de Reserva num momento tão difícil como este. Se um novo pedido for feito pela Defesa Civil, estaremos prontos para atender”, disse Fernanda Richa. Segundo ela, as doações enviadas pelo Provopar foram solicitadas pelo prefeito Frederico Bittencourt ao governador Beto Richa, que também autorizou o deslocamento de uma equipe com 36 homens da Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Ponta Grossa para auxiliar os moradores na reconstrução das casas. Reforçam a ação 17 veículos (caminhões, carros e caminhonetes) e 14 agentes de defesa civil do programa Bombeiro Voluntário.
Fonte: COMDEC

As aulas nas redes municipal e estadual de ensino em Reserva foram suspensas nesta quarta-feira (10). Dez mil pessoas foram afetadas diretamente pela chuva de granizo, que durou sete minutos, com pedras de gelo de até 4 centímetros de diâmetro (tamanho de uma bola de ping-pong).

Por conta do vento, várias residências ficaram destelhadas. Muitos moradores que estavam na rua, no momento do vendaval, foram atingidos pelas pedras e ficaram feridos, principalmente nas costas e mãos. Alguns carros tiveram os pára-brisas quebrados.

Também foi registrada a ocorrência de queda de granizo no município de São João do Triunfo, nos Campos Gerais.

GRANIZO – A queda de granizo na tarde desta terça-feira (9) em Reserva foi ocasionada por áreas de instabilidade e pela formação de nuvens Cumulus Nimbus – nuvens com desenvolvimento vertical. “Com a formação deste tipo de nuvem, a atmosfera fica propícia para o gelo chegar ao solo. Também é freqüente acontecer descargas elétricas e ventos fortes”, explica o metereologista do Instituto Tecnológico Simepar, Paulo Barbieri.

Município de Reserva