Ponte no Rio Ribeira deve ficar pronta até março 27/01/2012 - 17:34
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou nesta quinta-feira (26) que a construção da nova ponte sobre o Rio Ribeira, na PR-092, está dentro do cronograma de 180 dias e deve ser concluída em março, caso as condições climáticas não atrasem o trabalho. A obra substitui a antiga estrutura, destruída pelas enchentes durante as fortes chuvas do início de agosto passado.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, determinou um programa de obras para solucionar o problema, e o DER concluiu o projeto básico e a contratação das obras em tempo recorde. A nova ponte terá 143 metros de extensão por 12,80 metros de largura e cinco vãos. O custo fixado pelo DER foi de R$ 6,79 milhões. As obras começaram em setembro.
De acordo com o diretor de Operações do DER, Paulo Melani, a ponte integra o conjunto de obras que ligará Doutor Ulysses, por asfalto, à malha rodoviária pavimentada do Estado. O município é um dos cinco que ainda não têm acesso asfaltado.
BALSA – Para resolver o problema de acesso a Doutor Ulysses, que ficou sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, tendo como única opção a saída até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151, aumentando a distância em cerca de 250 quilômetros, a secretaria de Infraestrutura e Logística, contratou a operação de uma balsa no local. A travessia é gratuita. O local escolhido pelos técnicos do DER, Defesa Civil e prefeitura de Cerro Azul fica aproximadamente a 1.800 metros de onde existia a antiga ponte.
Segundo o DER, as contratações da balsa e da ponte foram conduzidas em regime de urgência para evitar mais prejuízos à comunidade local. Para tanto foram utilizados leis e decretos estaduais e municipais para situações de emergência.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, determinou um programa de obras para solucionar o problema, e o DER concluiu o projeto básico e a contratação das obras em tempo recorde. A nova ponte terá 143 metros de extensão por 12,80 metros de largura e cinco vãos. O custo fixado pelo DER foi de R$ 6,79 milhões. As obras começaram em setembro.
De acordo com o diretor de Operações do DER, Paulo Melani, a ponte integra o conjunto de obras que ligará Doutor Ulysses, por asfalto, à malha rodoviária pavimentada do Estado. O município é um dos cinco que ainda não têm acesso asfaltado.
BALSA – Para resolver o problema de acesso a Doutor Ulysses, que ficou sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, tendo como única opção a saída até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151, aumentando a distância em cerca de 250 quilômetros, a secretaria de Infraestrutura e Logística, contratou a operação de uma balsa no local. A travessia é gratuita. O local escolhido pelos técnicos do DER, Defesa Civil e prefeitura de Cerro Azul fica aproximadamente a 1.800 metros de onde existia a antiga ponte.
Segundo o DER, as contratações da balsa e da ponte foram conduzidas em regime de urgência para evitar mais prejuízos à comunidade local. Para tanto foram utilizados leis e decretos estaduais e municipais para situações de emergência.