Policia Militar, Defesa Civil e Bombeiros definem planejamento para Copa do Mundo 2014. 12/03/2014 - 12:00


Oficiais que atuarão nas ações de segurança da Copa do Mundo da Fifa 2014 revisaram segunda-feira (10) o planejamento e definiram as estratégias para colocar em prática todos os protocolos, além dos exercícios realizados até agora. O planejamento aconteceu em reunião realizada no Quartel Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba.

O evento contou com a participação do comandante-geral da PM, coronel César Vinícius Kogut; do chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato; do coronel Milton Isack Fadel Junior, responsável pelo planejamento da Copa, que coordenou a reunião; do presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/PR), delegado da Polícia Federal Flúvio Cardinelle Garcia.

O coordenador geral da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha, falou sobre a segurança para o evento, pontuando setores importantes que serão monitorados pela segurança pública, com destaque para o estádio da Arena, fan fest, aeroporto e outros locais de grande concentração popular. “Vamos contar com policiais altamente qualificados para esta importante missão, além de equipamentos de precisão, com tecnologias de última geração”, disse.

Segundo o presidente da Coesge, as quinze Oficinas Temáticas já estão com seus protocolos prontos e testados. “Agora vamos realizar as operações de simulações, começando com o jogo-teste da Arena”, falou Flúvio Garcia.

“Estamos preparados para garantir uma segurança com competência e firmeza, garantindo tranquilidade para a nossa população e para os turistas que nos visitarem” afirmou o coronel Tortato. “O megaevento se aproxima e nossas equipes estão afinadas com os protocolos, cada qual sabendo o seu papel nesta missão”, concluiu.

O coronel Milton Fadel Junior, comandante do Policiamento da Capital e presidente da Câmara Temática de Segurança da coordenação geral da Copa, lembrou que o planejamento para a Copa do Mundo começou faz tempo. “Hoje estamos com um perfeito entrosamento em todas as áreas, atuando em conjunto com outras forças de Segurança Pública, incluindo Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”.

Agência de Notícias