Paraná participa do curso de qualificação do GADE 18/12/2012 - 15:20

O grupo de apoio a desastres - GADE, criado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil – Sedec, e que é gerenciado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), tem por finalidade o fortalecer os órgãos de defesa civil, apoiando os estados e municípios nas atividades de pronta resposta aos desastres em grande e muito grande porte.

O Gade é formado por uma equipe técnica multidisciplinar de nível nacional, mobilizável a qualquer tempo quando solicitado, para apoio aos estados e municípios brasileiros afetados por desastres. Os participantes do curso, que reúne profissionais de todo País, foram selecionados pela Sedec após uma avaliação curricular, qualificação técnico-profissional e habilidades de liderança e gerenciamento de desastres.

Com o intuito de capacitar profissionais para atuar em situações críticas, como enchentes e deslizamentos, o Ministério da Integração Nacional reuniu entre os dias 10 e 14 de dezembro, o terceiro curso de formação do Grupo de Apoio a Desastres (Gade). Nesta sexta-feira (14/12), foi realizada a entrega dos certificados para o grupo, composto por 50 pessoas de 15 estados brasileiros. Para o ano que vem, está prevista uma nova etapa de aperfeiçoamento para as três turmas que já integram o Gade. Hoje, a equipe conta com 130 membros.

O treinamento teve duração de 40 horas/aula distribuídas em quatro dias, tendo como base a metodologia de SCO - Sistema de Comando em Operações. Também ocorreram palestras com relatos de experiências, oficinas, além do encerramento com a realização de um simulado de atuação em desastres. Para representando o estado, foi enviado o Capitão Romero Nunes da Silva Filho, Chefe do setor operacional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.

As ações do grupo, que é mobilizável a qualquer tempo, visam à redução dos danos causados pelos desastres, com foco na saúde, segurança e assistência social da população afetada. Atuando na coordenação das ações emergenciais, fazendo a mobilização entre os órgãos federais.