Paraná participa de evento da ONU sobre redução de riscos e desastres 27/01/2016 - 09:30

O Paraná está participando da Conferência das Nações Unidas sobre Ciência e tecnologia para a redução do risco de desastres, em Genebra, na Suíça, que teve início hoje (27/01 ao dia 29/01). Nesse evento estão sendo definidas as ações a serem realizadas pela comunidade acadêmica e científica nos próximos 15 anos (2015-2030).
Participam do encontro internacional as comunidades científicas e tecnológicas, agentes políticos, profissionais e investigadores de todas as regiões geográficas, em níveis locais, nacionais, regionais e internacionais.
A Conferência, intitulada como Science and technology conference on the implementation of the sendai framework for disaster risk reduction, é um dos eventos mais importantes para comunidade científica na área de redução dos riscos de desastres. As decisões irão apoiar a implementação do Marco de Sendai (documento) para a Redução do Risco de Desastres, aprovado na Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas realizada na cidade de Sendai, no Japão, entre os dias 14 e 18 de março de 2015.
A diretora acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná (Ceped), Danyelle Stringari, está representando o Paraná no evento. “Esse é um dos eventos mais importantes do mundo na área. A partir dele é possível traçar as ações para reduzir os desastres para os próximos 15 anos e deixaremos de atuar apenas em situações de reparo”, explica Danyelle.
Danyelle apresentará o trabalho denominado “Criação do Redesastre como estratégia para o desenvolvimento de capacidades e suporte à implementação do Marco de Sendai no Estado do Paraná – Brasil”, de autoria conjunta com o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, pesquisador da área de desastres e Diretor do Ceped/PR.
Este mesmo trabalho foi aprovado anteriormente por uma comissão do evento e demonstra a importância da criação da primeira rede temática para a pesquisa, extensão, ensino e inovação voltada à redução do risco de desastre oficialmente instituída no país.
A Conferência é organizada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR) com o Grupo Consultivo Científico e Técnico (Stag), o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU); das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Universidade das Nações Unidas (UNU) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

MARCO DE SENDAI - O novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres foi aprovado em março de 2015, no Japão, e tem metas para serem cumpridas até 2030. O foco principal do tratado é em relação à prevenção de riscos de desastres e perdas de vida, meios de subsistência e saúde e dos ativos econômicos, físicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas, empresas, comunidades e países. Todos os documentos e os vídeos podem ser acessados no site da Conferência www.wcdrr.org/home

CENTRO UNIVERSITÁRIO - O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) visa estimular, agregar e formar uma rede de universidades cooperadas públicas e privadas em torno das ações necessárias para a redução de riscos de desastres, extrapolando o modelo convencional do funcionamento restrito a um departamento ou a apenas uma universidade.
Esse modelo é vinculado à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e consiste em um órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), inserindo-se diretamente na estrutura da Casa Militar do Governo do Paraná, relacionando-se também com o Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Ceprodec), com a Divisão de Proteção e Defesa Civil (DPDC) e com as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS