PROJETO CRIANÇA CIDADÃ 21/09/2010 - 16:50

Uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Comunitário de Tibagi em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura e com a adesão de outras Secretarias e Entidades ligadas à “Criança e ao Adolescente” no município de Tibagi, nasceu o “PROJETO CRIANÇA CIDADÔ.
A Semana do dia 18 a 22 de setembro de 2010, foi batizada como “Semana da Criança Cidadã de Tibagi” e superou todas as expectativas das inúmeras lideranças que assumiram o compromisso, voluntariamente, de levar às escolas uma programação voltada à prevenção e debate sobre temáticas importantes como drogas, em especial o “CRACK”, trânsito, pedofilia, bulling, primeiros socorros e direitos e deveres das crianças
Com palestras, oficinas e brincadeiras, todos os alunos do ensino fundamental de três escolas municipais da cidade foram envolvidos de segunda a sexta-feira (13 a 17) na formação para a cidadania. “A idéia partiu do Sargento Portela [Antonio Adonir Portela], comandante do Posto de Bombeiro Comunitário em Tibagi, com a intenção de falar especialmente sobre o crack. Mas ao passo que outras entidades foram aderindo, a proposta cresceu e tivemos uma semana inteira de ações. Foi uma experiência fantástica e que queremos repetir”, avalia o secretário de Educação e Cultura, Antonio Teixeira.
“Foi espetacular, muito bacana. A gente só escuta elogio por parte dos pais porque as crianças participaram muito e isso nos surpreendeu”, relata Sgt Portela. “Tem de ter continuidade, não podemos parar e já estamos com planos de apresentar o projeto na Câmara para se tornar lei. Acho que é uma iniciativa muito boa e que conta com a integração de vários setores”, diz.
Pelo menos 1,5 mil crianças participaram das ações nas escolas municipais Telêmaco Borba, Ida Viana e Aroldo, além de palestras no Teatro e Secretaria de Educação. A Semana da Criança Cidadã mobilizou profissionais da Defesa Civil – Bombeiro Comunitário, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cada entidade abordou um tema diferente, somando esforços também com funcionários das secretarias municipais da Educação, Saúde e Assistência Social.
“Um momento muito marcante foi quando falamos sobre prevenção às drogas e um dos alunos, que muito perguntava, e a gente sabe que ele está em situação de risco por conta das drogas, demonstrou interesse em sair dessa”, revela sargento Portela.
“Para mim, o que marcou foi quando vi uma criança abraçar o policial militar e dizer que não sabia que o policial era bonzinho”, acrescenta o secretário Teixeira. “É preciso desfazer essa imagem negativa da polícia. Assim as crianças viram que a função dela é nos proteger”, ressalta.
Na quarta série da Escola Telêmaco Borba a turma fez inúmeros relatos das experiências vividas durante a Semana. “Aprendi que a gente não pode falar com pessoas estranhas e precisa ficar atenta”, conta Maria Eduarda Probst, quando questionada sobre o tema pedofilia. “Não pode atravessar a rua correndo”, alerta o coleguinha de classe João Lucas Barbosa. “O Conselho Tutelar veio aqui falar sobre nossos deveres, como de ir para a escola, respeitar a professora, a família”, apresenta Chawan José da Silva Santos. “Droga é tudo aquilo que força a natureza do nosso corpo, inclusive os remédios, que são drogas lícitas.
A gente só pode tomar a medida certa, senão faz mal para a saúde”, enfatiza a pequena e já consciente Laura Aplevicz. “Depois da palestra pesquisei na internet sobre o bulling e vi que ele é praticado de várias formas, como num apelido que se dá para judiar do outro”, explica Pedro Lucas Souza Santos, mostrando interesse no assunto.
As informações passadas pela turminha são apenas exemplos sobre as várias abordagens da Semana da Criança Cidadã em Tibagi. Na opinião da diretora da Escola, Rosane Mendes, a ação foi muito além do que os professores imaginavam. “A gente pensou que por ser uma semana inteira de programação eles poderiam se cansar, mas que nada, gostaram muito e participaram ativamente de tudo”, ilustra.
Para Rosane, a iniciativa serviu para aguçar a curiosidade das crianças. “Foi maravilhoso. Percebi que muitos alunos com quem a gente enfrenta dificuldades no comportamento já saíram das palestras pensando e agindo diferente”.

A psicóloga Rosana Curi, da Secretaria de Assistência Social, apresentou o conceito de bulling e acredita que ainda há muita informação para passar. “Agora queremos continuar, porque há muitos temas ainda para tratar”, sublinha.

Texto: Emanoelle Wisnievski – Assessora de imprensa do Município de Tibagi
Imagens: Christian Camargo - fotógrafo
WWW.tibagi.pr.gov.br

BOMBEIRO COMUNITÁRIO DEFESA CIVIL – TIBAGI