PROGRAME-SE: CEPED-PR promove palestra sobre psicologia na gestão de riscos e desastres neste sábado (30) 26/09/2017 - 15:21

Após a cooperação firmada entre o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP), ações de capacitação e pesquisa já estão sendo desenvolvidas pelos órgãos.

Uma série de ações já está programada a partir da parceria formalizada na última semana. No dia 30 de setembro, o CEPED, com o apoio do CRP-PR, traz a Curitiba a palestra “Prevendo a resiliência das comunidades em um contexto de mudanças climáticas”, com o professor da Universidade de Lisboa José Palma-Oliveira.

A palestra, que é voltada para psicólogos, estudantes e demais profissionais que atuam na área de emergências e desastres, será realizada no auditório Mário Lobo (localizado no Palácio das Araucárias), das 9h30 às 12h.

A inscrição é gratuita e deve ser feita através do link: http://www.ensino.ceped.pr.gov.br/

Os participantes da palestra receberão certificado de 3 horas. CURSO Outra atividade prevista é o ciclo de cursos de capacitação “Intervenção e Saúde Mental em Desastres”.

As etapas ocorrerão em Curitiba (26 e 27 de outubro), Cascavel (17 e 18 de novembro), Londrina (24 e 25 de novembro) e Maringá (01 e 02 de dezembro) com o seguinte conteúdo:

- A política nacional de proteção e defesa civil e a gestão integral de riscos e de desastres;
- A Psicologia na gestão integral de riscos e de desastres;
- O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) e sua estrutura em rede;
- Representações sociais, identidade e identificação;
- Do trauma individual ao trauma coletivo: uma introdução;
- Apoio psicossocial em desastres: a importância dos primeiros cuidados psicológicos;
- Luto coletivo;
- A gestão da saúde psicológica na PMPR e a atuação no pós-trauma dos profissionais de Segurança Pública;
- Atuação da Psicologia em situações de desastres.

As inscrições estarão disponíveis em breve.

Fonte: http://www.ceped.pr.gov.br/2017/09/122/PROGRAME-SE-CEPED-PR-promove-palestra-sobre-psicologia-na-gestao-de-riscos-e-desastres-neste-sabado-30.html