PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES REALIZA PLANO DE ABANDONO EM COLÉGIO ESTADUAL NO BAIRRO SÍTIO CERCADO. 14/07/2016 - 11:20

Na tarde da última terça-feira, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a 1ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC), através do Programa Brigadas Escolares, realizaram treinamento do Plano de Abandono no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, no Sítio Cercado, em Curitiba.
Na simulação, os 750 alunos do período da tarde realizaram a evasão do prédio em 7 minutos e 35 segundos, um tempo excelente segundo o Cabo Adilson do Corpo de Bombeiros, representante da 1ª CORPDEC.
A simulação, que emula uma situação de incêndio ou outras situações que gerem pânico, é importante para ensinar alunos, professores e funcionários das escolas a lidarem com situações de emergência em que o prédio precise ser abandonado rapidamente, sem causar pânico ou outro tipo de imprevisto que possa atrapalhar a saída rápida das pessoas que estejam no local.
O Colégio também possui Brigadistas formados há três anos pelo Programa Brigadas Escolares, o que é extremamente importante nas situações de emergência.
“De acordo com a legislação são necessárias duas simulações por ano, uma a cada semestre, sendo que aqui no Colégio já realizamos duas apenas neste semestre. Na semana passada realizamos o treinamento de evasão, isso é feito com o tempo estipulado e cronometrado, e os próprios alunos deram ideias de como conseguiríamos diminuir nosso tempo de evasão. A escola também teve que se adequar às normas do Corpo de Bombeiros e da vigilância, pois a estrutura do prédio é de 20 anos”, disse o Diretor do Colégio, Volnei Rogério Pereira Júnior.
“Acho esse treinamento muito importante, pois podemos usar o que aprendemos não só na escola, mas também em casa e vários outros lugares. Sempre temos o pensamento de que nunca vão acontecer essas coisas, mas e se acontecer? Minha resposta é que se acontecer, com certeza saberei reagir”, disse Isabele Mazarim, aluna do 7º ano.
“ Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola é um projeto do Governo que deu muito certo no Estado do Paraná, e serve de modelo para outros estados.
O Programa foi apresentado na ONU, e consiste em vários eixos. Hoje estamos aqui nessa escola estadual para testar um dos eixos, o Plano de Abandono Escolar que vem sendo desenvolvido nas 2.565 escolas estaduais entre normais e conveniadas.
Essa atividade é importante, pois assim o aluno consegue filtrar as informações que recebe no ambiente escolar e replicar para seus familiares. Já ouvi de muitos alunos que ao irem no Shopping, cinema, barzinhos e etc., ao chegarem no local automaticamente procuram as indicações de saída de emergência, se estão bem sinalizadas, sem obstrução, ou seja, nós estamos conseguindo criar uma cultura e consciência melhor sobre esses riscos.
Queremos garantir que os alunos dessas escolas passem por esse treinamento pelo menos duas vezes por ano.
Trabalhamos também em um outro eixo que é a regularização do ambiente escolar perante as normas do Corpo de Bombeiros, pois não adianta apenas mostrar como se faz ou como se portar em incidentes se as escolas não tiverem uma estrutura adequada para receber os alunos, como sinalizações de emergência e extintores de incêndio”, concluiu o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemilson de Barros.