PREVISÃO DO TEMPO 16/07/2014 - 08:23

A previsão de fortes chuvas no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (15) não deve preocupar os paranaenses, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. O meteorologista Reinaldo Kneib explica que apesar desse alerta no estado gaúcho, o Paraná não será atingido com chuvas da mesma intensidade.

“As chuvas no Paraná começam no Oeste nesta quinta-feira (17) e na sexta-feira devem atingir todo o Estado, mas o ambiente não está propício a um volume elevado de chuvas, como aconteceu em junho”, afirmou o meteorologista. “Teremos uma chuva comum para esta época do ano e, em termos de volume, está descartada a possibilidade de eventos como no mês passado”, completou.

PREVISÃO – Segundo o Simepar, os primeiros sinais de chuva começam na região Oeste nesta quinta-feira (17) e se espalham por todo o Estado a partir de sexta-feira (18). “No Oeste a previsão é de ocorrência de chuvas mais significativas, sem risco de temporais. São chuvas isoladas, em forma de pancadas”, disse Reinaldo. Para a região dos Campos Gerais e o Litoral, a previsão é de chuvas fracas de quinta para sexta-feira.

PREVENÇÃO – A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná alerta para a necessidade dos municípios terem um plano de contingência, se preparando para agir em casos de fortes tempestades. O Plano de Contingência, desenvolvido pelos municípios com auxílio da Defesa Civil, é uma ferramenta online que permite cadastrar abrigos, avisar a população sobre as chuvas e salvar vidas de quem mora em áreas de risco.

“A preparação do município é uma grande preocupação. Temos mais de 600 locais indicados como abrigos em todo o Paraná, mas é preciso que todos os municípios façam seu plano de contingência”, afirmou o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria de Defesa Civil.

As chuvas preocupam mais quando são acompanhadas de ventos fortes e chegam com mais intensidade. O capitão Pinheiro ressalta que assim que o Paraná tem a notícia de aproximação de uma tempestade, a Defesa Civil recebe um alerta do Simepar chamado alerta meteorológico. “Caso tenhamos um alerta confirmado, ele é repassado para as coordenadorias regionais, que fazem o contato com as defesas civis dos municípios. Temos, então, um município preparado para a chegada das chuvas intensas”, disse.

Para fazer plano de contingência, basta entrar em contato com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná. Mais informações podem ser obtidas no site xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil.

Em casos de situações emergenciais, como queda de árvores, desabamento de casas, rachaduras no terreno ou nível de água subindo, entre outras, a população deve solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou à Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, que geralmente atende pelo número 199. Quando não há Corpo de Bombeiros na cidade, o pedido de socorro pode ser feito através da Polícia Militar, pelo telefone 190.