PLANO DE COMBATE À DENGUE ENGLOBA 45 AÇÕES EM CASCAVEL 28/01/2011 - 08:30

A diretora de Vigilância em Saúde, Maria Vilma Aguirre, explica que a metodologia de trabalho está sendo alterada e a os setores que atualmente fazem o combate vão precisar desses novos parceiros para realizar as ações. “A principal forma de prevenção é o combate ao Aedes aegypti, então vamos intensificar os mutirões de limpeza, desenvolver projetos com a população para incentivá-la a nos ajudar, atuar mais na cobrança de multas e no encaminhamento de situações ao Ministério Público. Além disso, faremos maior divulgação do trabalho e dos dados a respeito da doença e da infestação do mosquito, com carros de som passando nos bairros”, relatou. Um dos projetos com a população será o Meu Quintal Limpo, que vai oferecer premiações a quem colaborar no combate ao combate ao mosquito. “Quem se inscrever vai cuidar do seu quintal e dos quintais dos vizinhos da direita e da esquerda. Estamos definindo os prêmios, mas pensamos em eletrodomésticos e máquinas fotográficas. Infelizmente nem todas as pessoas tem consciência do seu dever, algumas tem que ser estimuladas para que criem o costume de manter a limpeza”, comentou Maria Vilma. Outro projeto é o Agente Mirim na Escola que vai formar estudantes das escolas municipais e estaduais para que desenvolvam um trabalho semelhante aos dos agentes de endemias nos bairros onde moram e para que se tornem disseminadores de informações. “O que queremos é evitar uma epidemia, já temos muitos casos suspeitos. Essas ações começam a ser colocadas em prática a partir de fevereiro”, salienta. No sábado, uma barraca do Exército será montada na Avenida Brasil das 9h às 12h para entregar panfletos informativos à população.
MUTIRÃO
Na próxima sexta-feira um mutirão de limpeza será realizado no Bairro Santa Felicidade pelo Programa Municipal de Controle de endemias em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Das 13h30 as 17h30 agentes vão passar recolhendo material que possa acumular água e se tornar criadouro de mosquitos. Os organizadores do mutirão informam que caberá aos moradores juntar o lixo e colocá-lo em sacos plásticos em frente das residências, pois os agentes não farão a limpeza dos quintais.

Fonte: Jornal Hoje Cascavel
(http://www.jhoje.com.br/Paginas/20110126/edicaocompleta.pdf)

Foram confirmados dois casos de dengue na 10ª Regional de Saúde de Cascavel. As pessoas contaminadas pelo Aedes aegypti vem de Corbélia e outra de Cafelândia. O terceiro resultado informado como positivo foi contabilizado no ano passado. Conforme o Lacen (Laboratório Central) do Paraná, onde são feitos os exames, há 66 casos notificados.

Fonte: Jornal Hoje Cascavel
(http://www.jhoje.com.br/Paginas/20110127/edicaocompleta.pdf)