Orientações sobre o Sistema da Defesa Civil do Paraná para a 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 21/07/2017 - 14:00

No dia 20 de julho de 2017, a Soldado Garbosa e o Soldado Reis da 7ª CORPDEC – Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, que abrange 14 municípios e 31 bairros da região norte de Curitiba, estiveram presentes na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC para receber orientações e instruções quanto ao Sistema da Defesa Civil do Paraná – SISDC.

As orientações e instruções foram realizadas para que a CORPDEC possa dar uma melhor assistência aos municípios que coordena. Foi abordado assuntos como: Ferramentas e funcionalidade do site da Defesa Civil Estadual; Cadastro de usuários e documentos obrigatórios; Estoque (situação, movimentação e baixa de estoque); Cadastro e gestão de voluntários; Plano de Contingência e sua obrigatoriedade perante a Lei; Cadastro de Ocorrências e preenchimento dos formulários. Também foi ressaltado sobre a importância de cobrar dos Coordenadores Municipais, de agilizarem o cadastro no S2ID – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Além das orientações básicas, foi apresentado os setores da Defesa Civil Estadual para que possam em caso de dúvidas, fazer contatos específicos e auxiliar os municípios que atendem.

As orientações e capacitações realizadas para as CORPDECs e COMPDECs - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, servem para o fortalecimento da Defesa Civil em todos os níveis governamentais e, para que possam contribuir em uma resposta mais rápida e eficiente para população em situação de vulnerabilidade.

Fonte: CEPDEC - Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil