Órgãos do Sistema de Defesa Civil, fazem vistoria na Represa do Rio Itaqui 28/10/2008 - 10:40

Localizada na divisa entre os municípios de São José dos Pinhais e Piraquara, a barragem do Itaqui represa considerável quantidade de água e, nos últimos anos, passou a acumular uma quantidade enorme de vegetação sobreaquática, conhecida como alfaces. O acúmulo desse vegetal somado ao grande volume de água das chuvas que eventualmente afetam a região passaram a colocar em risco as condições físicas de contenção da barragem. Há alguns anos, uma situação de risco vem se desenhando devido a essas características e vários órgãos públicos têm se esforçado para tentar equalizar a situação.
Nesse intuito que, no último dia 24, na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, o Major Osni José Bortolini - Chefe da Divisão de Defesa Civil da CEDEC/PR, recebeu representantes da SANEPAR, COPEL, SUDERHSA, COMDEC/São José dos Pinhais, 6ª COREDEC e Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. O objetivo foi o de discutir a atual situação da barragem e distribuir responsabilidades para a realização dos ajustes que se fizerem necessários ao restabelecimento das condições ideais de segurança. 
Como resultado, algumas medidas emergenciais foram definidas como a limpeza da barragem, que será realizada pela SANEPAR em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais. Após a limpeza das algas localizadas no lago, serão feitas as reformas emergenciais para reconstrução da estrutura.
O encontro contou com duas fases: a reunião que aconteceu pela manhã e uma visita no local à tarde. Todos os representantes estiveram presentes nos dois momentos e a reunião gerou uma ata que formalizou os compromissos assumidos.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.