OCORRENCIAS ENVOLVENDO A DEFESA CIVIL DO PARANÁ E SANTA CATARINA 24/11/2008 - 10:55

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Governo do Paraná informa a situação em relação as fortes chuvas que assolaram o litoral do estado do Paraná nos últimos dias.

A média história de precipitação pluviométrica em Guaratuba fica entre 175 a 200 mm.

A estação metereológica de Guaratuba está operacional desde 1997 e, até então, o maior registro de precipitação acumulada no mês de novembro era de 432 mm, ocorridos em 2006. Com as chuvas dos últimos dias, foi quebrado o recorde da estação: 604 mm desde o início do mês (o novembro mais chuvoso dos últimos 12 anos na região). A previsão de chuva nas praias vai até a próxima terça-feira.

SITUAÇÕES DE ANORMALIDADE REGISTRADAS NO LITORAL PARANAENSE:

· 45 situações de alagamentos em Paranaguá;
. Alagamentos em praticamente todos os Balneários de Pontal do Sul a Guaratuba;

· 200 desabrigados no litoral (famílias retornando para as residências conforme as águas vão baixando);

· 41 quedas de árvores;

· 03 desabamentos de residências;

· Paranaguá sem fornecimento de água e luz em alguns pontos (previsão de normalidade por volta das 18:00 horas de hoje – 23 novembro de 2008).

· Guaratuba (KM 684 da BR 376 – queda de barreira, com soterramento total de um estabelecimento comercial – uma vítima fatal - 08 bombeiros militares do PR e 20 de SC estão no local. Naquela área a rodovia encontra-se parcialmente interditada);

· A BR 376 sentido Sul (Paraná a Santa Catarina) está parcialmente obstruída nos Km 140 (próximo a Itajaí) e 235 (Palhoça).

. O Bombeiro de Paranaguá – 2º SGBI (2º Subgrupamento de Bombeiros Independente) mobilizou todo o seu efetivo e atendeu às ocorrências registradas de Paranaguá a Garuva-SC, com apoio do 9º Batalhão de Polícia Militar (Paranaguá), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Batalhão Ambiental – Força Verde, DER, COPEL, SANEPAR, Polícia Civil.

APOIO DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ A SANTA CATARINA

Considerando as fortes chuvas que estão ocorrendo no Estado de Santa Catarina, houve por parte do Governador Luis Henrique um pedido formal de auxílio ao Governo do Paraná. O Governador Roberto Requião determinou a Coordenação Estadual de Defesa Civil, que constituísse uma FORÇA TAREFA para prestar auxílios nas operações de resgate e auxílio á população catarinense atingida.

Por volta das 15:00 horas de hoje, 23 de novembro de 2008, 139 (cento e trinta e nove) integrantes da Polícia Militar do Paraná (Corpo de Bombeiros; Companhia de Choque; Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde) com barcos, viaturas e equipamentos de resgate estarão deslocando para o Estado de Santa Catarina, para se integrarem a grande operação montada pelo governo catarinense no resgate a população atingida. O município mais afetado, pelas informações obtidas junto a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina, é o de Blumenau que registrou 05 (cinco) vítimas fatais (no Estado são 08 vítimas fatais) e que está completamente isolado devido a quedas de barreiras sendo acessível somente por via aérea. Mas devido às condições climáticas, operações com aeronaves estão interrompidas. (Coordenador das Operações de Resgate em Santa Catarina – Coronel Neto – (048) 8842-0619).

Além do efetivo humano, o Paraná estará disponibilizando barcos, lanchas, cobertores, cestas básicas, kits de roupas, e lonas plásticas para atendimento aos desabrigados dos municípios de Santa Catarina.

No Paraná, apesar da situação estar voltando à normalidade, a Coordenadoria de Defesa Civil mantém equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar mobilizadas no litoral paranaense para ações de emergência, caso volte a chover torrencialmente naquela região.

RECURSOS AGRUPADOS PELA DEFESA CIVIL PARA ATENDIMENTO AOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS
NO LITORAL DO PARANÁ E SANTA CATARINA

RECURSOS DISPONIBILIZADOS
ÓRGÃO PESSOAS VIATURAS BARCOS AERONAVES

RECURSOS DISPONIBILIZADOS
ÓRGÃO PESSOAS VIATURAS BARCOS AERONAVES
CCB 102 04 08 -
IAP - - 02 -
CIA P CHQ 17 04 01 -
BPAMB FV 10 05 04 -
CASA MILITAR 10 03 - 02
TOTAL 139 16 15 02

OBS:

1) Equipe do canil da Companhia de Polícia de Choque está levando um cão treinado para busca de pessoas;
2) Da equipe do CCB 40 integrantes são do Curso de Formação de Salva Vidas e estarão disponíveis somente à noite.

COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL DO PARANÁ