O Paraná no X Fórum Nacional de Defesa Civil 27/09/2013 - 17:10

Joinville foi palco da 10a edição do Fórum Nacional de Defesa Civil, de 25 a 27 de setembro de 2013, contanto com representações de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Boas práticas de municípios e estados, experiências vividas pelos agentes de defesa civil, projetos e ações para a gestão de riscos e desastres constituíram o foco do evento, trazidos por pessoas que labutam diuturnamente para a proteção das populações contra os desastres.

O Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná, Coronel Adilson Castilho Casitas se fez presente no fórum com outros representantes paranaenses da Coordenação Estadual, da 5a e 12a Coordenadorias Regionais de Defesa Civil e de diversos municípios paranaenses, como Curitiba, Pinhais, Irati, Marialva, Francisco Beltrão, Jaguariaíva, 1o de Maio, Guarapuava, Almirante Tamandaré, Araucária, entre outros.

Além da participação nos debates, o Estado do Paraná proferiu duas palestras que contaram com um público bastante expressivo.  A primeira delas teve como palco a plenária principal do evento no dia 26 de setembro, sendo tratado do tema Programa Brigadas Escolares/Defesa Civil na Escola, como uma experiência que tem apresentado bons resultados na busca da potencialização da segurança nas instituições estaduais de ensino.  Uma segunda palestra tratou de importante tema previsto na Lei Federal 12.608/12, o Plano de Contingência, que no Paraná é disponibilizada numa versão informatizada on line a todos os municípios do estado por meio do Sistema Informatizado de Defesa Civil, o SISDC.

Paralelamente ao X Fórum Nacional de Defesa Civil, ocorreu o I Fórum Infantojuvenil de Defesa Civil, buscando alcançar as crianças e os jovens de escolas públicas de Joinville, tratando de temas relacionados a Defesa Civil, como o reaproveitamento do lixo como material reciclável, primeiros socorros e orientações de como agir no momento de um desastre, fomentando uma cultura de prevenção de desastres no futuro de nosso país.