Nota de um ano do desastre de 11 de março de 2011- Agradecimentos aos voluntários e demais envolvidos. 13/03/2012 - 16:10

Há um ano o nosso litoral sofreu um grande impacto devido às chuvas ocorridas na semana de 11 de março. Vários municípios tiveram grandes avarias com prejuízos materiais, estruturais, econômicos e o maior prejuízo foi à perda de duas vidas humanas e de vários animais. 

Contudo depois dos fatos ocorridos a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria com diversos órgãos do estado trabalharam juntos buscando melhor orientar e apoiar os municípios afetados na sua reorganização e busca de investimentos para manutenção daquilo que foi danificado e da reconstrução do que não mais existia, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do nosso estado. 

Durante todo o ano a Defesa Civil incansavelmente buscou meios para minimizar tais danos e fortalecer os laços com a comunidade através de atualizações das coordenadorias municipais e da realização do Iº Simpósio Estadual de Grupos Voluntários para Atuação em Desastres no Litoral Paranaense, onde vários setores de voluntários puderam se conhecer e trocar experiências além do exercício simulado de abandono de área de risco o qual contou com a participação dos moradores dos bairros Graciosa e Portinho, do município de Antonina e observadores da Secretaria Nacional de Defesa Civil com o objetivo de pratica de orientação às pessoas que ali residem caso algum evento como o que ocorreu há um ano volte a acontecer; alem de inúmeras conversas e debates em reuniões quase que quinzenais e o trabalho de levantamento e mapeamento das áreas de risco do litoral realizado pela Defesa Civil Estadual e as Coordenadorias Municipais, das áreas onde houve registro de desastres, que possibilitou o levantamento de dados que possam subsidiar futuros investimentos por parte dos municípios. 

Ressaltamos a importância de todos no Sistema Estadual de Defesa Civil, e agradecemos pela colaboração e disposição de nossos voluntários, demais órgãos do estado, empresas privadas e a todos que de alguma maneira nos ajudaram a minimizar o sofrimento de nossos amigos do litoral. Se outro evento inesperado como este ocorrer, temos a certeza que ficará mais fácil mobilizar as pessoas quanto á prestação de auxilio a quem necessita e, e o mais importante de tudo que todos passem a perceber que prevenção sempre será a melhor medida. Obrigado.