No Dia Mundial do Meio Ambiente, Defesa Civil realiza em todo o Estado a Campanha Mata Viva 04/06/2009 - 17:30

No dia 05 de junho (Dia do Meio Ambiente), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), juntamente com às Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (COREDEC´s), Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC´s) e seus respectivos voluntários, estará participando da distribuição do material para prevenção dos incêndios florestais, referente a Campanha Mata Viva (Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais do Paraná).

Serão distribuídos milhares de panfletos em diversos pontos das principais cidades paranaenses, além da fixação de cartazes em locais estratégicos, realização de palestras em escolas e exibição de material na tv e rádios.

A Coordenadoria Estadual já encaminhou este material de divulgação para as COREDEC´s e COMDEC´s, e cada uma delas ficará responsável por realizar a sua distribuição por todo o Estado. Preparado por iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social - SECS, o tema do material da campanha continua o mesmo de 2008 : “ Evitar incêndios é a melhor forma de preservar o futuro”.

O chefe da B/8, Maj. Ercules Alves de Carvalho da 1ª COREDEC (Curitiba) explicou que o material da campanha será entregue na entrada de duas ou três escolas de primeiro e segundo graus, todas nas proximidades do Grupamento de Bombeiro, como parte da contribuição para o dia do Meio Ambiente.

Em Ponta Grossa, na 2ª COREDEC (Ponta Grossa) haverá uma palestra com o Cel. QOBM Cláudio Luiz Zanlucas, que irá explanar sobre o programa Mata Viva. O Chefe da B/8 Maj. Grummt esclareceu ainda que a distribuição das filipetas da campanha é constante. A entrega do material é feita juntamente a operação de Produtos Perigosos, nos postos da Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

A 3ª COREDEC (Londrina), sob responsabilidade do Chefe da B/8 Cap. Ricardo Jammes Teixeira, se comprometeu com a realização de panfletagem nas praças de pedágio de três municípios da região de Londrina.

O Maj. Fernando Raimundo Schunig, Chefe da B/8, da 4ª COREDEC (Cascavel) fará a distribuição do material nas vias públicas, estabelecimentos de ensino, empresas privadas, órgãos estaduais e federais com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção dos incêndios florestais, visando à conservação do meio ambiente.

O chefe da B-8 Maj. Gabriel Mocellin Junior, da 6ª COREDEC (São José dos Pinhais), se dispôs a distribuir o material de divulgação em quatro praças de pedágio da região, são elas: duas na BR-376, sentido Santa Catarina, uma praça em São Luiz do Purunã e uma na BR-277, sentido litoral. Os folders também serão repassados às respectivas COMDEC´s, para que sejam distribuídos na área rural.

De acordo com o 1º Ten. QOBM e chefe da B/8 da 7ª COREDEC (Foz do Iguaçu) Edson Leonel Rodrigues, estão realizando desde o início da semana passada, palestras acerca dos incêndios florestais em 15 escolas da região. O público atingido com esta iniciativa é de 2577 alunos, a maioria cursando o ensino fundamental. Municípios como Medianeira, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena já participaram da campanha. Amanhã (05), Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu completarão as cidades participantes da iniciativa.

Do início de janeiro até março deste ano foram registradas 1.573 ocorrências de incêndios florestais. Somente no mês de abril (o mais crítico), houve 1.677 atendimentos (até o dia 29). Totalizando, foram contabilizadas 4.142 ocorrências de incêndio em vegetação durante o ano de 2009.

Algumas pessoas não dimensionam o estrago que provocam quando resolvem colocar fogo na vegetação . Engana-se aquele que pensa que a campanha é voltada apenas aos incêndios florestais. Ela também está direcionada a quem ateia fogo nos terrenos baldios, áreas verdes, solta balões, etc.

A campanha faz parte das ações discutidas na reunião do Conselho Mata Viva, em Curitiba, realizada no dia 27 de abril deste ano.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Comunicação Social

Contatos para atendimento à imprensa:

CURITIBA - Major Ercules – 3212 2900
PONTA GROSSA – Major Grummt – (42) 3220 6900