Na tarde da terça-feira (9), o Palácio das Araucárias recepcionou a solenidade de formatura do Curso Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na cidade de Curitiba 10/09/2008 - 17:42

O Palácio das Araucárias recebeu na tarde da terça-feira (09), a formatura do Curso Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Categoria Oficiais. Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades: Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil Ten. Cel. QOPM Washington Alves da Rosa, Secretário do Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Dellazari Comandante do Corpo de Bombeiros da PMPR Cel. QOBM Jorge Luiz Thaís Martins, Chefe da Divisão de Defesa Civil Major QOBM Osni José Bortolini, Supervisor do SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) Ten. Cel. Marco Aurélio de Oliveira do Corpo de Bombeiros do DF, Cel. QOPM Silvio Santos de Moraes Sarmento e demais autoridades civis e militares.
O curso foi realizado em parceria do SENASP, Corpo de Bombeiros do Paraná, e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, formando 38 Oficiais Militares. Bombeiros do Distrito Federal e de 25 Estados da Federação, com exceção do Mato Grosso do Sul, dentre eles 4 Oficiais do Batalhão de Policia Ambiental – Força Verde.
Os Oficiais ora formados têm como missão repassar todas as informações e conhecimentos, aos Bombeiros de seus Estados de origem, tornando-se agentes multiplicadores não somente na prevenção, mas também ao combate a incêndios, em situações que requerem tais providências.
Durante as 260 horas de curso, os Oficiais estiveram sob a supervisão de instrutores do Corpo de Bombeiros da PMPR, foram submetidos a aulas teóricas e práticas.
Ministradas na cidade de Curitiba na sede do Quartel de Comando do Corpo de Bombeiros, realizaram também, visita a Sanepar e Universidade Federal do Paraná.
O município de Quedas do Iguaçu no interior do Estado foi o local escolhido para desempenho das atividades práticas, como: instalação de acampamentos; simulação de incêndio florestal; montagem de táticas e estratégias; construção de aceiros, empregando as mais diversas técnicas de combate a incêndio.
Durante o evento, que brindou os Oficiais por mérito aos esforços durante a realização do curso, foi destacado e homenageado o primeiro colocado, Cap. QOBM André Pimentel Lugon, Oficial do Estado do Espírito Santo, foram homenageados também, algumas autoridades, instrutores e coordenadores.
Com isso o Estado do Paraná passa ser referência no que tange a ações de prevenção e combate a incêndios florestais, por sua estrutura, tecnologia e capacitação dos profissionais de segurança pública.




Defesa Civil somos todos nós