NOVO SISTEMA DE PREVISÃO DE EVENTOS HIDROLÓGICOS CRÍTICOS É APRESENTADO PARA A COORDENADORIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. 24/05/2016 - 11:20
Também estiveram presentes técnicos convidados do Instituto das Águas, Mineropar, Simepar e Secretaria do Meio Ambiente, para avaliar o sistema.
Na ocasião o engenheiro da empresa Fractal Henrique Lucini Rocha apresentou a proposta do Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos (SPEHC) que possibilita prever vazão e níveis de água em rios com até 11 dias de antecedência.
O modelo trabalha com previsão de eventos hidrológicos de 11 dias. Assim, neste intervalo já é possível vislumbrar possíveis eventos e acompanhar sua evolução, não obstante a assertividade da informação cresce à medida que o intervalo de dias da previsão diminui.
“O sistema prevê a vazão de rios para o ponto de interesse utilizando previsões meteorológicas e resultados de modelo hidrológico, considerando as características da bacia hidrográfica” explicou Henrique.
A partir da apresentação, os técnicos envolvidos avaliarão a viabilidade de implantação deste sistema no Paraná.
“É um modelo que está em testes. Sua calibração é importante para se poder traçar uma comparação com os modelos que o SIMEPAR está desenvolvendo para a Defesa Civil Estadual, pois quanto melhor for a capacidade de previsão e o entendimento dos possíveis riscos associados aos eventos meteorológicos severos melhor será capacidade do envio de alertas precoces pela Defesa Civil”, concluiu o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemilson de Barros.