Ministério da Defesa debate Operação Copa no Paraná 28/11/2013 - 07:40

O general-de-exército José Carlos de Nardi, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, esteve em Curitiba segunda-feira (25), acompanhado do general Jamil Megid Junior, responsável pela operação e planejamento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, para tratar de assuntos nas áreas de segurança pública e defesa nacional.

A reunião aconteceu na Sala de Gestão do Centro de Comando e Controle Integrado e contou com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, reunindo representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Federal, Abin, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretaria municipal da Copa, coordenação estadual da Copa, Guarda Municipal, Exército, Marinha e Aeronáutica.

Foi realizada uma apresentação por parte da Comissão Estadual da Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), do Ministério da Justiça, quando o presidente e delegado da Polícia Federal, Flúvio Cardinelle Garcia, fez um relato do trabalho que vem sendo executado no Paraná. “Estamos trabalhando com milhares de protocolos nesta programação da Copa, envolvendo mais de trinta setores importantes dos órgãos de segurança pública”, disse Garcia. “Vamos agora fazer as reuniões decisivas de finalizações e partir para as simulações na prática”, completou.

Foi apresentado um panorama atual do Centro de Comando e Controle Integrado, por parte do capitão PM Ivan Ricardo Fernandes. “Já estamos na parte final da montagem do CCCI, quando teremos 48 posições, cada uma com um representante das forças de segurança, atuando com informações on line, em tempo real”, informou Fernandes.

De acordo com o general José Carlos de Nardi, o comamdo estará preparado com uma Força de Contingência, mas somente vai utilizá-la em situação extrema, no caso da decretação da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “Aqui no Paraná o CDA (Controle de Defesa de Área) estará a cargo da Aeronáutica, com o brigadeiro Roberto, auxiliado pelo brigadeiro Bastos, e contaremos com o general Fernando Freitas na chefia do Estado Maior Conjunto”, afirmou o general. “No setor de Segurança Pública estaremos atuando em parceria com a Coesge, do Ministério da Justiça, que tem no Paraná a coordenação do delegado Flúvio Garcia”, concluiu.

O coordenador-geral da Copa do Mundo 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha, falou sobre os Centros de Treinamento no Interior, os quais também estarão incluídos no planejamento de segurança, além de lembrar sobre a preocupação com os seguranças da vigilância privada.

“Nós vamos precisar de cerca de dois mil stewards para a sede de Curitiba e até agora somente 90 deles estão qualificados para este trabalho no estádio e nos hotéis”. “Todos precisam passar por cursos especiais, além de já serem vigilantes, necessitando de mais 50 horas de capacitação para Grandes Eventos”, falou Cunha.

Também foi informado sobre um novo Centro de Comando que está instalado na Polícia Militar. “Vamos atuar em parceria com demais Centros de Controle, utilizando câmeras, equipamentos de alta tecnologia e setor de inteligência”, informou o coronel PM Milton Fadel, presidente da Câmara Temática da Segurança.

“Os dois caminhões do Centro de Comando Móvel já estão no pátio da Polícia Militar, à disposição dos militares, para treinamentos. Trata-se de uma ferramenta da mais alta tecnologia, que será muito importante para apoio em locais como estádio e fan fest”, lembrou o coronel.