Maringá realiza 3º Encontro Estadual do Plano de Auxílio Mútuo 30/09/2016 - 15:10

O 3º Encontro Estadual do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) foi realizado nesta quinta-feira (29) em Maringá, noroeste do Estado. O evento foi organizado pelo 5º Grupamento de Bombeiros e contou com a presença de autoridades e representantes do PAM de diversas cidades do Paraná e também de São Paulo. O programa tem como finalidade fortalecer a prevenção de incêndios e acidentes no âmbito empresarial.

O PAM é uma modalidade de política pública em fase de implantação no Estado do Paraná que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil por meio de suprimentos e manutenções como o apoio nas atividades dos bombeiros em caso de sinistros. Além disso, busca a inclusão da sociedade por meio dos profissionais de segurança privada realizar treinamentos contínuos e articulações das brigadas das empresas, sob coordenação do PAM em atividades que envolvem a segurança das empresas.

O plano, que já funciona em Curitiba e região metropolitana foi implantado esse ano em Maringá e já conta com a participação de 18 empresas. Tem como proposta a integração entre o Corpo de Bombeiros, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Defesa Civil e as empresas para a prevenção e redução de risco de incêndios e acidentes nesses empreendimentos.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito do Município, Carlos Roberto Pupin, que ressaltou a importância do projeto em Maringá. “Esta ação que tem como proposta desenvolver estratégias para evitar incidentes e fortalecer o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, oferece mais segurança aos trabalhadores e as nossas empresas que possuem brigadas”, disse o prefeito.

De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Fábio Mariano de Oliveira, o PAM está sendo aprimorado. “Nosso diferencial é que fortalecemos as ações com a ajuda da Defesa Civil, minimizando grandes desastres. Já levamos o plano para sete cidades do Paraná e queremos atingir outros municípios”.

O Coronel Adilson Castilho Casitas, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar, ainda destacou que o PAM existe para evitar qualquer tipo de incidente nas empresas que aderem ao plano, oferecendo mais segurança às pessoas. “O Corpo de Bombeiros se integra cada dia mais com a sociedade civil organizada e disponibiliza pessoas treinadas para ministrar os cursos sobre os serviços que integram o PAM. Dessa forma, a segurança empresarial aumenta”, afirma o Coronel.

O Ten. Cel. Luiz Alberto Rodrigues da Silva, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo, esteve no evento onde compartilhou experiências, já que em São Paulo o PAM existe desde 1980. “Quem gera o risco tem que administrar o risco e, hoje temos diversas empresas com riscos distintos, onde cada uma tem seus profissionais habilitados para lidar com os eventuais riscos. A ideia do PAM é congregar grandes profissionais, recursos humanos e materiais e dar uma pronta resposta a uma emergência. Quem ganha com o PAM são todos, os bombeiros, as empresas e a população”, afirmou o Tenente Coronel Silva.

As empresas, indústrias e instituições que tiverem interesse de participar do plano precisam ser associadas da Associação Comercial Empresarial de Maringá (Acim). A adesão deve ser solicitada, por escrito, para a Comissão Gerenciadora, CG/PAM/Conseg, que será apreciada e decidia pela coordenadoria do plano. Os integrantes do PAM devem adquirir e manter em boas condições de uso o Kit mínimo do PAM, estar instalada em área de abrangência do plano, dispor dos Planos de Emergência contra incêndios e participar e promover simulados.

Os procedimentos operacionais para acionar o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), no caso das empresas integrantes, são: definição de emergência (qualquer pessoa); acionamento do Corpo de Bombeiros; avaliação inicial (oficial de área) ou empresário; acionamento do PAM; atuação no evento sob o comando do Corpo de Bombeiros e avaliação final da atuação.

Fonte: 5º Grupamento de Bombeiros