MENSAGEM DA CEDEC PARA 2009 31/12/2008 - 10:00

E 2008 chega ao fim. Durante esse período em que vários acontecimentos marcaram a história, fomos agentes diretos na perene concentração de esforços para que a prevenção possa ser vista por todos como a melhor, mais barata e inteligente solução para que o objetivo da Defesa Civil possa ser alcançado: a redução dos desastres. Mesmo assim, como ainda há muito o que ser feito, testemunhamos várias situações onde os eventos naturais castigaram cidades, provocando danos humanos, materiais e ambientais sem falar dos prejuízos econômicos e sociais. Nenhum dos dias do ano que se despede passou sem que um dos nossos plantonistas deixasse de se preocupar com os atendimentos aos diversos acidentes que mobilizaram o sistema de Defesa Civil paranaense, com a previsão do tempo, repasse de alertas meteorológicos e convergência das ações sempre buscando fazer o melhor possível para o cumprimento do dever. Vários municípios foram apoiados nas ações de resposta seja com o envio de equipes ou com o encaminhamento de materiais e donativos. E por falar em donativos, este ano que se encerra foi marcado pela solidariedade do povo paranaense. Numa campanha sem precedentes o Paraná sagrou-se recordista no envio de doações ao Estado de Santa Catarina, afetado por enchente durante o mês de novembro. Não apenas nesse episódio, mas em outras oportunidades criadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, como na campanha Mata Viva, os voluntários puderam ter espaço para atuar graciosamente, demonstrando seu elevado espírito de participação em função da ajuda ao próximo. Mesma demonstração dada pelos voluntários que fazem parte da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER, fundamentais na transmissão de informações preventivas, mobilização de recursos e apoio em vários atendimentos onde os integrantes das equipes de resposta precisam de incremento na área de comunicação.
Ano de mudanças na coordenação e equipe da Defesa Civil paranaense. O Tenente Coronel Washington Alves da Rosa, ao assumir a Chefia da Casa Militar, também passou a ser o Coordenador Estadual de Defesa Civil, substituindo o Coronel Anselmo José de Oliveira, atual Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná. Deflagrou-se a segunda fase do consagrado programa Bombeiro Comunitário que, além dos 50 municípios já contemplados se estenderá para outros 25, ampliando o resultado da parceria de sucesso entre o Governo do Paraná e os municípios dotados de características estratégicas para a recepção do programa.
No campo dos produtos perigosos, prevenção e combate aos incêndios florestais e do enfrentamento de doenças, os Conselhos Estaduais e os regionais se reuniram várias vezes para deliberarem sobre ações preventivas que resultaram no fortalecimento de contatos e no lançamento da atualização dos Planos Mata Viva e de Produtos Perigosos, que ganharam versões impressas. A atenção também se voltou para a assunção das novas estruturas de governo nos municípios. Foi elaborada a obra Defesa Civil para Prefeitos, lançada no evento que procurou reunir Prefeitas e Prefeitos eleitos em Foz do Iguaçu. O material consiste em orientações básicas para a estruturação da defesa civil nas cidades, além de apresentar os principais contatos para que o Prefeito ou o Diretor de Operações possam se comunicar com o sistema de defesa civil do qual fazem parte.
Vários dos trabalhos que a Defesa Civil paranaense realizou foram exemplo para o país, especialmente o Programa Bombeiro Comunitário, apresentado em Brasília e o SISDC - sistema informatizado desenvolvido em parceria com a CELEPAR, em software livre, capaz de agilizar a elaboração dos principais documentos exigidos pelo sistema nacional de defesa civil, consistindo numa facilidade única no país voltada aos municípios e ao gerenciamento de dados e informações. Resultado do investimento do Governo do Paraná nas grandes idéias dos nossos profissionais que se dedicam continuamente para a melhoria e aperfeiçoamento do sistema. Houve, também o investimento na preparação de recursos humanos com a realização de vários cursos voltados à capacitação dos agentes estaduais, regionais e municipais
Ao finalizarmos 2008, quando a defesa civil paranaense completou 36 anos, percebemos crescimento em direção às necessidades que exigem ações cada vez mais intensas e planejadas. Por isso, a planejamento para 2009 contempla uma série de atividades voltadas ao aperfeiçoamento e fortalecimento do sistema, passando sempre pela tentativa de despertar e desenvolver nas pessoas a chamada cultura preventiva, requisito essencial para que os gestores do sistema de defesa civil paranaense logrem êxito nas suas ações. Deixamos o agradecimento especial a cada um dos órgãos que compõem este sistema, em especial a Polícia Militar do Paraná e ao Corpo de Bombeiros que coordena os trabalhos em nível regional.
Por fim, a equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná agradece o apoio e envolvimento de cada um dos seus integrantes em todas as ações que foram realizadas neste ano. Desejamos a todos que 2009 seja um ano de realizações, muita paz, poucos ou preferencialmente nenhum desastre e que se eles acontecerem estejamos preparados para fazermos o melhor, sob as bênçãos de Deus. Feliz Ano novo!

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.
Defesa Civil somos todos nós.