Lançamento da Campanha AprenderParaPrevenir do Cemaden ocorre nesta quarta-feira (19), com a presença da ministra do MCTI 18/07/2023 - 15:16
Clima de desastres: tempo de agir!” é o tema da Campanha AprenderParaPrevenir 2023 que será lançada nesta quarta-feira, dia 19 de julho, às 15 horas, em cerimônia híbrida (presencial e on-line), com a presença da ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no auditório do MCTI, em Brasília, e transmissão pelos canais do YouTube do MCTI e do Cemaden Educação.
Promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do MCTI – por meio do Programa Cemaden Educação, a 7ª edição da Campanha AprenderParaPrevenir conta com as parcerias de cinco ministérios e instituições de atuação nacional- todos voltados à prevenção e redução dos impactos das mudanças climáticas- que também estarão presentes na cerimônia de lançamento.
Parcerias fortalecem a Campanha AprenderParaPrevenir 2023
A campanha deste ano conta com a parceria dos Ministérios da Educação; Meio Ambiente e Mudança do Clima/Diretoria de Educação Ambiental; Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Integração e Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; e Cidades/Caravana das Periferias. Das instituições: Cruz Vermelha Brasileira; do Movimento Escolas pelo Clima e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas/ Divulgação do Conhecimento, Comunicação de Risco e Educação para a Sustentabilidade.
Com a ampliação das parcerias, a CampanhaAprenderParaPrevenir do Cemaden tem a perspectiva de aprofundar a interlocução com a sociedade, ampliando as ações de educação, ciência, cidadania, sustentabilidade e resiliência para a redução dos riscos de desastres. O Programa Cemaden Educação utiliza estratégias educacionais participativas na construção de conhecimentos e intervenções transformadoras.
O Cemaden, desde 2011, monitora, emite alertas e pesquisas na área geo-hidrometeorológicas, como ocorrências de deslizamento de encostas, enxurradas, inundações e secas, em 1.038 municípios brasileiros mapeados com áreas de riscos geo-hidrológicos.
A campanha acontece desde 2016, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (13 de outubro). A iniciativa busca mobilizar comunidades na construção de conhecimentos e intervenções de Educação em Redução de Riscos de Desastres.
Durante o período da realização da campanha (julho a outubro de 2023), serão realizados webinários, palestras, informações e discussões, nas diversas abordagens sobre o tema, promovidos pelo Cemaden Educação juntamente com cada instituição parceira. A programação e datas serão divulgadas com antecedência.
Programação da cerimônia de lançamento da campanha
A programação da cerimônia de lançamento está prevista para ser das 15 horas às 17 horas, iniciada com a apresentação de vídeo do tema da Campanha AprenderParaPrevenir deste ano.
Estão previstas as falas das autoridades e a distribuição de kits da campanha para as autoridades presentes.
Também ocorrerá o lançamento do novo site do Programa Cemaden Educação e do livro “Educação em clima de riscos de desastres”, realizado por pesquisadores do Cemaden Educação e do Projeto Ciência na Escola.
No encerramento, será mostrado um vídeo do Cemaden Educação com orientações sobre as inscrições na Campanha AprenderParaPrevenir 2023, com a temática ““Clima de desastres: tempo de agir!”. O evento será finalizado com apresentação musical da Escola Nacional de Música.
A cerimônia de lançamento da campanha será presencial no Auditório do MCTI, em Brasília, com transmissão on-line pelos canais do YouTube:
MCTI : https://www.youtube.com/watch?v=BqGzV9X9uL8
Cemaden Educação: https://www.youtube.com/watch?v=cZdWYRtvLug
Mais informações sobre o Cemaden Educação e Campanha:
Site: https://educacao.cemaden.gov.br/campanha/a-campanha/
Instagram: https://www.instagram.com/cemaden.educacao/
Facebook: https://www.facebook.com/cemaden.educacao
Youtube: https://www.youtube.com/c/CemadenEducacao
Fonte: Ascom/Cemaden