Integrantes da Defesa Civil que prestaram auxilio em Brumadinho são homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná - (ALEP) 28/03/2019 - 09:20

Integrantes foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná por sua participação no atendimento ao desastres de Brumadinho/MG. A iniciativa foi dos Deputados Tião Medeiros e Subtenente Everton.

Integrantes da Defesa Civil do Paraná foram homenageados ontem (28), na Assembleia Legislativa do Paraná por seu trabalho em Brumadinho/MG. Todos os profissionais que estiveram envolvidos na resposta serão homenageados. A iniciativa foi dos Deputados Tião Medeiros e Subtenente Everton como maneira de reconhecer  a atuação valorosa de todos os profissionais que atuaram nas missões de socorro e assistência aos afetados pelo desastre em Minas Gerais.

Os técnicos receberam menção honrosa pelo desempenho, bravura e dedicação junto a população mineira que tragicamente no 25 de janeiro deste ano passaram pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, que causou a morte de 201 pessoas e 90 desaparecidas.

O Paraná prontamente  se dispôs a auxiliar no desastre, atuando em operações de busca e salvamento, na identificação das vítimas, no acompanhamento das atividades do Posto de Comando e no estudo das características do desastre que pudessem auxiliar na resposta.

Na Defesa Civil Estadual, três integrantes participaram das ações de resposta em Brumadinho/MG: o Chefe da Seção Operacional, capitão Romero Nunes da Silva Filho, o Chefe do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CEGERD, capitão Anderson Gomes das Neves, e a geóloga Fabiane Aline Acordes. Eles atuaram no acompanhamento das ações de coordenação e na avaliação geológica dos fatores que levaram ao desastre.

Segundo Capitão Romero, “a missão principal foi acompanhar a gestão do incidente como um todo, observando como estava estruturada a organização do atendimento ao desastre. A ida a Brumadinho permitiu que pudéssemos acessar as áreas estratégicas e aprender com doutrinas utilizadas lá. Isso traz oportunidades de melhorias no Paraná a partir das experiências vivenciadas lá”.

Para o Capitão Gomes, Chefe do CEGERD, “o dever principal em Brumadinho era de tentar somar os esforços com as equipes locais da melhor maneira possível, e também de trazer o aprendizado sobre como estava sendo atendida e gerenciada a ocorrência para que pudéssemos ter um planejamento condizente caso tenhamos que enfrentar um evento dessa magnitude”.

Além da participação nas ações de Coordenação, a geóloga Fabiane, que atuou com a equipe do CENACID (Centro de Apoio Científico a Desastres), da Universidade Federal do Paraná, contribuiu na área de pesquisa científica dos dados do desastres para auxiliar no trabalho das equipes de campo. Ela explica que “a partir de uma mapa gerado sobre a capacidade destrutiva do fluxo, dividindo o local em setores da barragem até o rio Paraopeba, e estudando as características da área, foram indicados para cada setor direções de fluxo principal e direções secundárias. Isso auxiliou no trabalho das equipes de busca. Não era o ideal, mas naquele momento era a melhor informação que se poderia ter”.

Além dos profissionais da Defesa Civil do Paraná, foram homenageados todos os profissionais paranaenses que auxiliaram na resposta a este desastre, um dos maiores acontecidos no país:  equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros do Paraná, integrantes do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar e uma Perita Criminal da Polícia Científica.

No evento também fizeram-se presentes o Comandante do Corpo de  Bombeiros, Coronel Samuel Prestes e o Coronel Ricardo Silva, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, na ocasião representando o General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP).

Os integrantes se dizem felizes pelo reconhecimento do trabalho, que é realizado apenas visando melhorar a vida das pessoas. Capitão Romero aproveita para ressaltar que a atuação lá também traz responsabilidade para os integrantes que foram de trazer as experiências e conhecimentos para melhorar ainda mais o serviço prestado aos paranaenses.