Integrantes da Defesa Civil do Paraná visitam Secretaria Nacional de Defesa Civil, Agência Nacional de Águas, CENAD e CEMADEN. 30/04/2012 - 16:20

No dia 26 de abril, o Tenente-Coronel Edemilson de Barros, Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, e o Major Antonio Hiller, Subchefe, estiveram reunidos com Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, apresentando-lhe projetos visando a obtenção de recursos federais para o desenvolvimento de ações preventivas, mitigatórias e de preparação para desastres.

Foi realizada visita às instalações do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – CENAD, visando uma futura integração de processos, dados e informações sobre desastres, entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.

Na mesma data, em reunião na Agência Nacional de Águas, foram tratados detalhes acerca do repasse de 40 estações hidrológicas para o Governo do Paraná, visando o monitoramento do nível de rios em que há histórico de ocorrência de inundações. Após serem determinadas as cotas de inundação desses locais, as estações hidrológicas apoiarão na detecção de situações de risco à população, com o objetivo de fornecer dados consistentes que apóiem a defesa civil na tomada de decisão sobre a permanência ou retirada preventiva dos moradores dessas áreas.

No dia 27 de abril de 2012, houve reunião no CEMADEN, em Cachoeira Paulista, entre representantes dos serviços geológicos do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Do Estado do Paraná, participaram o Diretor Técnico da Mineropar, Sr. Marcos e o geólogo Oscar, além do Major Hiller, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Foram discutidos aspectos relacionados à operacionalização do CEMADEN, a emissão de alertas preventivos de desastres e seu fluxo, a inter-relação do CEMADEN com o CENAD e com os Estados da federação.

Além disso, os representantes do CEMADEN falaram a respeito dos futuros projetos do Centro e do possível estabelecimento de termos de cooperação técnica com os órgãos e entidades estaduais versando sobre o desenvolvimento de conhecimentos por meio de cursos, a criação de bases técnicas que tratem de geologia e meteorologia, além de outras questões que possam figurar em termos de cooperação.