Integrantes da Defesa Civil Estadual prestam auxílio em Brumadinho/MG 08/02/2019 - 14:10

Em meio ao cenário de desastre de Brumadinho/MG, dois integrantes da Defesa Civil do Paraná, Capitão Romero, Chefe da Seção Operacional, e Capitão Gomes, Chefe do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, viajaram ao local afetado com o intuito de participar como observadores e prestar auxílios necessários.

Durante 6 dias permaneceram no Centro de Gerenciamento do Desastre, ficando em contato direto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais. Neste período, foi possível acompanhar toda a dinâmica de gestão do evento, bem como vivenciar as dificuldades e processos criados para enfrentamento às demandas do desastre.

“O cenário encontrado ao longo desses dias supera qualquer situação já presenciada por mim ao longo dos anos. Os danos humanos gerados no rompimento da Barragem são incontáveis”, comenta Capitão Romero da Defesa Civil do Paraná.

As experiências presenciadas no local serão aproveitadas para a melhorar os processos de gerenciamento de desastres no Paraná, especialmente nas situações voltadas à fiscalização de barragens.

Comitê de Barragens do Paraná

O Paraná conta com um Comitê Paranaense de Segurança de Barragens criado pelo decreto 11.381, de 16 de outubro de 2018, que tem por objetivo realizar estudos e discussões sobre o tema, conforme a Política Nacional de Segurança de Barragens.

As discussões do Comitê já proporcionaram avanços importantes no mapeamento de Barragens, gradação de riscos e áreas afetáveis. Há um trabalho intensivo na definição das estratégias e no envolvimento das Defesa Civil Municipais para o acompanhamento das barragens no Paraná, focando em ações de prevenção e preparação.

"Defesa Civil, Somos Todos Nós"