Integrante da CEPDEC/PR lança livro em Curitiba 22/04/2015 - 16:24

Temos acompanhado o aumento da quantidade e, em alguns casos, da intensidade dos desastres. Essa constatação não se trata de uma exclusividade paranaense. Infelizmente, mundo afora as perdas, os danos e os prejuízos estão ocorrendo com frequência deixando um rastro de destruição que impacta a vida de praticamente todas as pessoas, direta ou indiretamente, afastando o desenvolvimento que se busca da sustentabilidade necessária para que possa ocorrer.

Essa reflexão foi uma das linhas seguidas pelo Capitão Eduardo Gomes Pinheiro, integrante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, quando decidiu, cerca de um ano atrás, iniciar o trabalho voltado a escrever um livro. Oficial do Corpo de Bombeiros há mais de 17 anos, atuou direta ou indiretamente em praticamente todos os grandes eventos que ocorreram no Paraná nesse período. Vazamentos de óleo, explosão de navio, deslizamentos, inundações, granizos, enxurradas, dentre outros tipos de desastre estão no rol daqueles acontecimentos que fizeram parte da sua rotina no que se refere às ações de resposta aos desastres. No entanto, apesar de realizar, cumulativamente com outras atividades, a de porta-voz da defesa civil no Paraná, ajudando a informar a população sobre o resultado desses acontecimentos, prognósticos e orientações sobre como proceder diante de determinados eventos, sua intenção sempre esteve voltada – como a de todos aqueles que se preocupam com a ocorrência desses eventos, à redução das possibilidades de acontecerem novamente, ou ainda, de que novos eventos catastróficos não experimentados por aqui ocorressem.

Nesse sentido, há alguns anos, passou a buscar respostas, a compreensão de um cenário muito mais complexo que o da mobilização para responder aos desastres: a inter-relação entre as instituições, participação dos mais diversos setores e as responsabilidades de cada um a partir do que a legislação brasileira, a doutrina internacional e pesquisas científicas apresentavam. O resultado trouxe algumas surpresas, constatações, as quais se transformaram em opiniões, certezas, ideias claramente definidas que lhe renderam motivação para escrever.

O autor já havia escrito uma espécie de ensaio, publicado em 2008 pela Imprensa Oficial, chamado Defesa Civil para Prefeitos. Porém, depois de se especializar, terminar seu mestrado em Gestão Urbana e estar na etapa final do doutorado na mesma área, dedicando sua atenção para o estudo das cidades e os riscos de desastres, a partir do planejamento em proteção e defesa civil integrado com a governança relacionada aos riscos de desastres, decidiu abrir uma discussão pública sobre o tema em todos os seus níveis. A melhor forma encontrada de se atingir esse objetivo foi a publicação de um livro voltado a todos aqueles que, em todos os níveis e setores da sociedade, preocupam-se com a redução dos desastres. Em cinco capítulos que vão desde a apresentação da forma como o país se organiza para reduzir os desastres, passando pelo planejamento urbano e em proteção e defesa civil, surgem constatações, críticas construtivas, orientações e sugestões para que os gestores possam compreender e realizar melhor seu trabalho, para que a população entenda o que esperar dos gestores e os setores percebam que desastre é problema (e necessidade de solução) de todos.

O título escolhido para a obra, publicada pela Editora Appris, foi: Gestão Pública para a redução dos desastres – inserção da variável risco de desastre à gestão da cidade. O livro será lançado em evento promovido pelo autor em parceria com a editora e com a Livraria Cultura, na próxima segunda-feira, dia 27 de abril, com início previsto para às 19h. O evento e aberto ao público e o autor, Cap. Pinheiro, convida a todos para participar prestigiando o lançamento que também conta com o apoio de divulgação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná.

Para mais informações sobre o livro basta escrever para o e-mail do autor, que atualmente desempenha suas funções como Chefe do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR: eduardogomes@ceped.pr.gov.br

Serviço

O que: Lançamento do livro Gestão Pública para a redução dos desastres – inserção da variável risco de desastre à gestão da cidade

Quando: segunda-feira, dia 27 de abril, às 19h.

Onde: Livraria Cultura do Shopping Curitiba

Contato: (41) 3350-2608 (CEPED/PR)