Influenza A 06/05/2009 - 14:00

A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por um tipo de vírus que costuma causar surtos de gripe entre os suínos. Normalmente este vírus não infecta o ser humano, porém já foram registrados casos isolados da doença em outras ocasiões.
O meio de transmissão da doença se dá por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro, ou quando existe o contato direto com secreções de indivíduos já infectados.
Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum. A pessoa infectada pode apresentar febre alta repentina, tosse acompanhada ou não por dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que pessoas doentes evitem viagens internacionais, lavem as mãos com água e sabão de maneira habitual e procurem auxílio médico em caso de suspeita da doença.
De acordo com uma nota do Ministério da Saúde emitida à imprensa nesta segunda-feira (04), existem no país 52 hospitais de referência (ao menos um por estado), para atendimento de eventuais casos que precisem ser monitorados. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou na última semana quatro hospitais de referência, sendo dois em Curitiba (Clínicas e Trabalhador), um em Foz do Iguaçu e outro em Londrina.
O Brasil não registrou nenhum caso de contaminação, apenas pessoas suspeitas continuam sendo monitoradas, segundo informações do Ministério da Saúde.
Caso algum dos sintomas seja apresentado a pessoa precisa procurar uma unidade básica de saúde, o postinho perto de casa, para poder receber atendimento médico.



Com informações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Comunicação Social