Incêndios em vegetação aumentam no Paraná 20/04/2009 - 15:10

A estiagem no interior do Estado tem preocupado não apenas pelos prejuízos potenciais na área da agricultura ou quanto ao bem-estar e saúde da população. Outro reflexo tem sido o aumento na quantidade de incêndios em vegetação atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar e Bombeiros Comunitários.
Apenas no último final de semana foram atendidos 249 casos quando o número total de incêndios debelados no mês de março ficou em 1017. A comparação fica ainda mais preocupante quando verificamos que durante todo o mês de março do ano passado foram 746 incêndios em vegetação atendidos.

Gráfico comparativo - fonte CEDEC/PR com informações do SISBM

O sistema de informações do Corpo de Bombeiros permite avaliar algumas das características dessas ocorrências e o que tem se destacado são os casos de fogo na beira de rodovias e estradas, bem como aqueles provocados em terrenos baldios.
Nota-se que, seja qual for o local onde o número de incêndios em vegetação ocorra, por trás de cada um deles existe uma atitude humana. Infelizmente a ausência do comportamento preventivo e a presença do comportamento criminoso têm sido decisivos para que tais ocorrências continuem a destruir o meio-ambiente, colocar em risco bens materiais, gerar condições para acidentes e aplicar equipes de emergência que precisam direcionar seus esforços para desfazer aquilo que não deveria ter sido feito.

Bombeiros Militares, Agentes de Defesa Civil dos Bombeiros Comunitários, membros das Coordenadorias Estadual, Regionais e Municipais de Defesa Civil, técnicos dos órgãos de meio-ambiente, COPEL, EMATER, SANEPAR, Secretaria de Estado da Saúde, Comunicação Social, ITAIPU, Eletrosul, Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, SIMEPAR, UFPR, REER e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – todos os órgãos que compõem o Conselho Estadual Mata Viva estão mobilizados, sob a coordenação do Tenente Coronel Washington Alves da Rosa, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil para que esforços sejam concentrados na diminuição desse tipo de agressão ao meio ambiente.
O Conselho Estadual Mata Viva possui reunião marcada para o próximo dia 27 de abril, às 15 horas, no mini-auditório do Palácio das Araucárias, com o objetivo de definir estratégias e analisar o cenário para o inverno de 2009.