Incêndio florestal ataca o morro Camapuã, no Parque Estadual do Pico Paraná 05/09/2008 - 09:40

Desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira (4) um incêndio florestal consome a vegetação no morro Camapuã, localizado no Parque Estadual do Pico Paraná, a 47 km de Curitiba (veja mapa).

Equipes do 6º Grupamento de Bombeiros - 6ª COREDEC - Coordenadoria Regional de Defesa Civil, responsável pela região metropolitana, composta por Agentes de Defesa Civil do Bombeiro Comunitário de Campina Grande do Sul, técnicos do IAP - Instituto Ambienta do Paraná, apoiados por voluntários-montanhistas, participam das atividades de combate aos focos de incêndio. Voluntários da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores também estão mobilizados para apoiar os combatentes na comunicação. Ao todo, estima-se que participem da operação cerca de 55 pessoas.
A Central de Operações da Defesa Civil  acompanha o desenvolvimento dos fatos pela freqüência de rádio, em Curitiba, no Palácio das Araucárias.
No local foi estabelecida uma base onde passa a funcionar a Coordenação do Sistema Integrado de Comando de Operações em Emergência - SICOE. O posto de comando fica num sítio onde a imprensa também poderá encontrar informações atualizadas diretamente do comando da operação, realizado pelo Corpo de Bombeiros na condição de coordenação da regional de Defesa Civil.
A região onde os vários focos ainda permanecem consumindo a vegetação é de difícil acesso por se tratar de um terreno íngreme, sem trilhas abertas até o local. Estimar a extensão da área afetada se torna complicado em virtude de serem vários pontos distintos onde as chamas permanecem, não há uma continuidade ou uma chamada frente de fogo.

foto: Eugenio Celso Mello

Para visualizar mais fotos acesse o link : Galeria de Fotos

Defesa Civil somos todos nós.

Atualizada em 05/09/08 às 10:00h.