II Encontro de Voluntários da Defesa Civil em Cascavel 27/11/2013 - 14:50
A praça da Catedral de Cascavel foi palco do II encontro de voluntários que ocorreu no último dia (23/11), com participação de aproximadamente 140 pessoas, entre voluntários inscritos e indicados pelos municípios da região.
Segundo as Nações Unidas "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou o outros campos..."
Para o desenvolvimento do evento a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, contou com o apoio e empenho da 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Cascavel) que mobilizou os participantes, incentivou a população e forneceu apoio logístico. Foi fundamental também, o apoio dado pela Arquidiocese de Cascavel que cedem gentilmente o auditório e toda a estrutura da igreja para que o evento, de igual forma a Prefeitura de Cascavel que forneceu alimentação dos participantes.
O objetivo do encontro foi promover a interação entre a Defesa Civil e a população civil, buscando estreitar laços e motivar os participantes da importância que exercem para a instituição.
O primeiro bloco foi realizado no auditório da igreja, a abertura foi realizada pelo Major Fernando Raimundo schunig, posteriormente o Tenente Marcos Vidal, do setor operacional da defesa civil, apresentou a estrutura da defesa civil no estado.
O coordenador adjunto da 4ª Coredec, Capitão Schinda, realizou uma apresentação sobre as atividades da defesa civil na região e também citou o desastre que ocorreu no município de Corbélia, as dificuldades e ações que foram desenvolvidas para atender as necessidades da população.
Contamos ainda, com a palestra do Sr. Ayr Belinho, sobre como proceder com as vítimas de desastres, como estes ficam abaladas psicologicamente. E a apresentação da Sra. Bernadete Moritz de Oliveira, que é representante do CAV (Centro de Ação Voluntária - Cascavel).
No segundo bloco as atividades foram práticas, para tal, foram montadas 5 estações (1º Socorros, oficina temática, feedback sobre defesa civil, montagem de abrigos provisórios e montagem de cesta básicas/separação de donativos. Os participantes foram divididos em 5 grupos e a cada 30 minutos trocavam de estação.
A proposta da coordenadoria estadual é realizar outros encontros em outras regionais do estado, ampliando desta forma o número de voluntários e de pessoas capacitadas para auxiliar em desastres reais.
Fotos: www.facebook.com/cedecpr