I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SUPORTE A GESTÃO DE DESASTRES NATURAIS 01/11/2014 - 23:07

Evento acontece entre os dias 10 e 11 de novembro e tem por finalidade discutir a gestão de desastres no Brasil.

Acontece na PUCPR o I Seminário Internacional de Suporte a Gestão de Desastres Naturais, entre os dias 10 e 11 de novembro. O evento tem por finalidade discutir a gestão de desastres no Brasil, com apresentações de profissionais de diferentes Estados, e apresentar o Hazus-MH como possível ferramenta de suporte ao planejamento e gestão de desastres naturais e seus impactos sociais e econômicos no Brasil.

O seminário vai possibilitar a integração entre os profissionais e pesquisadores da área de gestão de desastres no Brasil com desenvolvedores e usuários do Hazus-MH, além da oportunidade de se familiarizar com a ferramenta no Workshop. Com isso pode-se conseguir que mais pesquisadores e profissionais brasileiros tenham acesso a essa ferramenta e busquem seu uso para aprimorar a gestão de desastres naturais no Brasil.
Os profissionais e pesquisadores participantes no evento serão motivados a buscar o uso desta e de outras ferramentas, potencializando a melhoria da gestão de desastres no Brasil.

O Hazus-MH foi desenvolvido inicialmente para utilização nos Estados Unidos, servindo como ferramenta de suporte à gestão, pela modelagem de perdas e danos causados por eventos de inundação, furacões ou terremotos. Seu uso em outros países, especialmente na Europa, vem sendo aprimorado e no Brasil pode auxiliar nas atividades de prevenção e mitigação de desastres causados por chuvas intensas.

Apesar de ser a primeira edição, essa é uma temática bastante abordada na PUCPR. Já foram promovidos pela PUCPR dois Seminários de Riscos e Vulnerabilidades Socioambientais. O primeiro em 2010, com o tema "A organização das cidades frente aos eventos adversos potencializados pelas mudanças climáticas" e o segundo em 2011 com o tema "Construindo Cidades Resilientes".

Comissão Organizadora: Prof. Dr. Edilberto Nunes de Moura (proponente), Prof. Dr. Carlos Mello Garcias, Prof. Msc. Alessandro Bertolino, Doutorando Cap. Eduardo Gomes Pinheiro, Mestranda Stéphanie Louise I. Castro.

INSCRIÇÕES:

Inscrições pelo e-mail: seminario.desastres@gmail.com

Alunos da PUCPR: Enviar Nome Completo, Código da Carteirinha e Curso
Público Externo: Enviar Nome Completo, RG, Curso/Cargo, Instituição Vinculada.

Informações e Programação: www.facebook.com/events/414445952041150