Governo faz mapeamento de áreas de risco do Estado 20/01/2011 - 10:20

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil anunciou nesta quarta-feira (19) a realização de um levantamento para mapear as áreas de risco dos 399 municípios do Paraná. O estudo tem o objetivo de identificar as principais demandas e características do clima, do solo e dos rios de cada região do estado. Com essas informações será possível prevenir tragédias ambientais e elaborar um plano de contingência, para reforçar a atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O chefe da divisão de Defesa Civil do Paraná, major Gilberto Gavlovski, afirma que o projeto de mapeamento será desenvolvido em quatro etapas. A primeira delas, será o levantamento de todos os desastres climáticos que ocorreram nos últimos cinco anos. “Precisamos conhecer os locais mais suscetíveis do Paraná. Já temos todos esses dados, agora vamos estudar esses números para descobrir onde e quando os desastres acontecem”, destacou.

A segunda etapa de ação será entrar em contato com as prefeituras e secretarias de estado para que ofereçam informações técnicas sobre as áreas de risco. Com essas informações, a Defesa Civil buscará subsídios nas coordenadorias regionais para tabular os dados e saber os números exatos de localidades e moradores em situação de risco. Segundo o chefe da divisão, na última etapa serão realizadas parcerias com profissionais para buscar soluções para as regiões de risco.

O major Gavlovski afirmou que cada região do Paraná tem características próprias e o projeto possibilitará à Defesa Civil conhecer as demandas de todo o estado. “Ao conhecer os riscos, será possível fazer um trabalho de prevenção para que os acidentes não aconteçam. Também faremos um plano de contingência, para sabermos como devemos trabalhar caso ocorra algum desastre”.

A previsão da Defesa Civil é que a análise seja concluída no final do ano de 2011. O major Gavlovski destacou que o projeto será encaminhado às autoridades municipais e estaduais para que as medidas necessárias sejam tomadas e garanta a segurança do cidadão.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.