Governo entrega mapeamento de áreas de risco de General Carneiro 25/04/2018 - 14:32

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), entregou nesta terça-feira (24) o Mapeamento de Áreas de Risco do município de General Carneiro, região sul do Paraná. Trata-se de um trabalho relevante para a segurança da população e apoio e subsídio a órgãos que atuam na área de planejamento urbano como prefeituras, Defesa Civil, Meio Ambiente, Ministério Público, além de infraestrutura como Copel e Sanepar.

O mapeamento, que conta com um relatório e sete Mapas Temáticos, foi promovido pela Diretoria de Geologia do ITCG, tem caráter orientativo e apresenta as características do meio físico para fins de planejamento urbano.

O documento tem informações sobre as áreas de risco para ocupação humana dando ênfase aos locais suscetíveis a escorregamentos de encostas, inundações e movimentos gravitacionais de massas (MGM’S).

“O trabalho do ITCG será de grande valia e é muito bem-vindo no nosso município, pois temos uma preocupação muito grande com a segurança da nossa população”, disse o prefeito Luís Otávio Geller Saraiva.

Segundo o diretor de Geologia do ITCG, Fábio Ortigara, outros 58 municípios já possuem o Relatório de Caracterização do Meio Físico para Fins de Planejamento Urbano com Indicação das Áreas de Risco Geológico na Área Urbana. “O mapeamento dará um suporte aos municípios, otimizando o processo de ocupação dos espaços urbanos e evitando a ocupação das áreas de risco” disse Ortigara.

O mapeamento consiste na caracterização dos aspectos geológicos, geomorfológicos, hidrológicos e do solo das áreas urbanas, com a indicação de locais adequados ou impróprios à ocupação. Além disso, o trabalho também otimiza a ocupação dos espaços urbanos e recursos financeiros, minimizando riscos.

“General Carneiro estará dotado de um documento de muita importância, que irá permitir que o planejamento urbano do município possa ser feito em cima de estudos técnicos”, ressaltou o presidente do ITCG, Amilcar Cabral.

O Relatório também é disponibilizado no site do ITCG www.itcg.pr.gov.br , no link Serviço Geológico do Paraná.

O evento aconteceu no Centro Múltiplo Uso Prefeito Thomaz Daldin Gaiovicz e contou com a presença de vereadores, funcionários municipais e representantes da Defesa Civil.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=98054&tit=Governo-entrega-mapeamento-de-areas-de-risco-de-General-Carneiro