Governo do Paraná envia integrante da Defesa Civil para Japão 23/01/2014 - 09:41

No início de janeiro, o Tenente Marcos Vidal da Silva Junior, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, viajou ao Japão para realizar um curso de especialização na área de desastres. Ele foi um dos selecionados pela Japan International Cooperation Agency (JICA)Agência de Cooperação Internacional do Japão – para participar do curso, Raising Awareness of Disaster Reduction (aumentando a consciência sobre Redução de Desastre).

O curso possui duração de um mês e contempla conteúdos que visam demonstrar as ações que o Japão possui no que diz respeito à consciência que a população possui sobre os riscos dos desastres. Este país é referência mundial sobre as ações contra desastres naturais, o que é resultado de uma geografia suscetível ao acontecimento de vários tipos destes desastres como furacões, terremotos e tsunamis, a exemplo do Grande Terremoto do Leste do Japão acontecido em 2011. Em vista destas situações, é necessário que o país possui grande capacidade de atender à estas emergências, mas não só isto, é necessário que a população também entenda seu papel no contexto e ajude a promover ações que a faça mais resiliente a desastres.

Assim, o grande objetivo deste curso é promover estas ações que vem sendo implementadas e tem mostrado ótimos resultados ao longo dos anos. Com estes novos conhecimentos, e novos horizontes em mente, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil poderá desenvolver novas metodologias e novas linhas de trabalho que abranjam melhor a população, e a inclui melhor dentro do sistema nacional de proteção e defesa civil, mesmo porque a própria lei que institui o Sistema Nacional já prevê a abordagem dos temas relacionados à Defesa Civil nos currículos escolares, ou seja, o Brasil já possui mecanismos legais para implementar políticas e ações que proporcionem a inclusão social no sistema de Defesa Civil.

O Paraná já possui vários programas que tem esta finalidade como é o caso do Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola, Voluntários e PAMs (Plano de Auxílio Mútuo), que proporcionam conhecimento, geram treinamentos e preparam a sociedade para melhor atuar em caso de desastres. Com as novas metodologias, será possível estender ainda mais o campo de atuação da Defesa Civil do Paraná, e incorporar ainda mais a cultura de proteção e defesa civil na sociedade, afinal DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS.