Governo do Estado apoia municípios afetados por fortes chuvas entre os dias 13 e 15 de maio de 2013 - Atualizado as 12:00h do dia 17/05/13 17/05/2013 - 12:00

Chuvas intensas que atingiram as regiões oeste e sudoeste do Paraná desde a última segunda feira produziram estragos e deixaram pessoas desabrigadas e desalojadas. O excesso de água causou alagamentos em alguns municípios e, em outros, houve deslizamentos e enxurradas. Ao todo, mais de 4200 pessoas foram afetadas e estima-se que 1690 residências tenham sido danificadas.

Dentre os cinco municípios que informaram danos até o momento à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, o município mais afetado foi Santo Antonio do Sudoeste, onde cerca de 500 pessoas precisaram sair de suas casas indo para abrigos públicos, mas que boa parte já retornaram para suas casas. Em Santa Lúcia, próximo a Cascavel, 16 pessoas foram retiradas de casa preventivamente numa ação conjunta da 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil com o órgão de coordenação municipal, porque as casas estão localizadas numa área com possibilidade de sofrer novos deslizamentos. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e São Miguel do Iguaçu sofreram com alagamentos.

O Governo do Estado por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC/PR passou a realizar diversas atividades de apoio aos municípios afetados incluindo o envio imediato de uma equipe com um geólogo da Minerais do Paraná S/A – MINEROPAR e de um oficial da Seção Operacional da defesa civil do estado para a realização de avaliação imediata das condições das encostas dessas localidades, o que resultará na necessidade de manutenção da permanência de pessoas nos abrigos ou poderá haver a liberação para que elas retornem as suas casas.

“Já houve alguns deslizamentos e a nossa preocupação consiste em sabermos se as encostas estão estabilizadas, por isso o Governador determinou o envio imediato da equipe com o geólogo. Nesta tarde essa avaliação será realizada e poderemos tomar as medidas que forem necessárias” afirmou o Chefe da Divisão de Defesa Civil do Estado do Paraná, Tenente-Coronel Edemilson de Barros.

Essa medida objetiva a proteção da vida dessas pessoas. Além disso, serão enviados 4.000 cobertores para Santo Antonio do Sudoeste e São Miguel do Iguaçu. Todos os municípios afetados estão contando com o assessoramento para o preenchimento dos novos formulários do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que também permanece monitorando com atenção especial as condições locais da região com o plantão 24 horas.

Confira no link abaixo o balanço parcial dos municípios afetados.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil