Governador Orlando Pessuti entrega caminhões do Programa Bombeiro Comunitário a dez municípios 26/05/2010 - 14:00

Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

O governador Orlando Pessuti entregou, na Escola de Governo desta terça-feira (25), caminhão do Programa Bombeiro Comunitário para mais dez municípios. Os prefeitos de Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Salto do Lontra, Cafezal do Sul, Candói, Carambeí, Nova Aurora, Querência do Norte, São Jorge do Oeste e Tamarana, receberam o veículo. O Governo investiu R$ 2,4 milhões nos caminhões.

O programa é estabelecido pela parceria entre o governo estadual e as prefeituras de municípios com mais 15 mil habitantes e que não possuem um posto do bombeiro militar. Compete ao município dar um espaço para a construção do Posto de Bombeiro Comunitário e 10 funcionários. O Estado treina esses agentes de defesa civil e fornece equipamentos básicos e uma viatura de combate a incêndios e resgate a vítimas.

Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

“Queremos, até o final do ano, atender mais 15 municípios, totalizando os 25 municípios dessa fase do programa”, informou o chefe da Divisão de Defesa Civil, major Osni José Bertolini. Na primeira etapa do projeto, que começou em 2004, foram 50 municípios contemplados com o programa.

Na cidade de Salto do Lontra, o bombeiro comunitário chega para atuar fortemente na prevenção, já que na região acontecem muitos acidentes naturais. De acordo com o prefeito Luiz Carlos Gotardi, a cidade precisa de pessoas preparadas para enfrentar esse tipo de situações. “Temos certeza que junto com o governo do Paraná vamos dar uma resposta positiva á nossa população”, afirma Gotardi.

Com as novas viaturas, o tempo de resposta a incêndios e acidentes será significativamente menor. Os bombeiros comunitários também operam em emergências pré-hospitalares e em ações preventivas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias