Gestores locais no Litoral Paranaense e de Umuarama participam de capacitação do Programa Brigada Escolar 01/10/2012 - 16:33

O programa Brigada Escolar é desenvolvido em conjunto com o Núcleo Regional de Ensino – NRE, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC, sob a coordenação da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar da Governadoria – DDC/CM.

Durante a capacitação os indicados pelas escolas (Diretores, professores e funcionários) recebem treinamentos e orientações sobre possíveis situações que necessitem interferência até que recebam apoio dos órgãos responsáveis.

Entre as atividades desenvolvidas nas capacitações estão: praticar técnicas básicas de atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros), combate a princípios de incêndio com o uso de extintores e gerenciamento de abandono emergencial no ambiente escolar.

Durante os treinamentos, observou-se grande interesse por parte dos participantes que, ao final, se mostraram mais sensibilizados ao tema “prevenção” e “ação de resposta emergencial inicial” para o enfrentamento de incidentes no interior das escolas mesmo antes da chegada de equipes mais especializadas, evidenciando assim que o conceito de “brigada” foi bem assimilado.

Ao final de cada capacitação, simulou-se o abandono emergencial das salas de aula de uma das escolas da região, sendo que todos constataram ser possível a evacuação emergencial preventiva mesmo com conhecimentos ainda básicos.

8° Coordenadoria Regional de Defesa Civil – 8° Coredec – Paranaguá
Participaram da capacitação na regional do Litoral, funcionários de 39 (trinta e nove) Colégios Estaduais de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. As instruções serão estendidas à Guaraqueçaba, inclusive ilhas, Morretes e Antonina, até que as 55 escolas estaduais de todo o litoral sejam contempladas.

“Muitos até comentaram que, após a capacitação, se consideram mais preparados para outras eventualidades.” Afirma 1° Sargento Ericnilton Portes – Instrutor da capacitação.

15ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil – 15° Coredec - Umuarama
Ocorreram duas capacitações na região, a primeira nos dias 18 e 19 de Setembro de 2012, e após a conclusão os participantes realizaram o plano de abandono do Colégio Estadual Tiradentes – Umuarama, contando com 250 (duzentos e cinquenta) alunos.

A segunda capacitação ocorreu nos dias 25 e 26 de Setembro de 2012, participaram 12 escolas, 24 cursistas entre Diretores, Pedagogos e funcionários, dos municípios de Perobal, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, e Alto Piquiri, o encerrado da atividade com o Plano de Abandono do Colégio Estadual Hilda Kamal, com 230 (duzentos e trinta) alunos, no município de Umuarama – PR