Futuros oficiais da Polícia Militar conhecem ações da Defesa Civil 11/05/2009 - 13:10

A Defesa Civil do Paraná recebeu, nesta segunda-feira (11), no Palácio das Araucárias, a turma de 22 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) que estão no último ano da graduação. Os alunos participaram de palestras com o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Washington Rosa, e com o major Osni José Bortolini, chefe de Divisão de Defesa Civil.
“Mostramos todos os programas e os casos em que trabalhamos. Estamos dando todo o apoio para que, quando os cadetes se formem, estejam aptos a desempenhar as suas funções”, explicou Washington Rosa, que também coordena a Defesa Civil no Paraná. Depois de três anos de curso na Academia Policial Militar do Guatupê, os alunos se tornam aspirantes a oficiais da Polícia Militar
Os estudantes completaram a disciplina de Defesa Civil na Academia do Guatupê e, para completar os estudos, conheceram a estrutura da coordenação em Curitiba. “Queremos que eles tenham contato com as pessoas que desenvolvem as atividades de defesa civil. Foram apresentações para consolidar os ensinamentos que tiveram”, afirmou o coronel Valdemar Kretschmer, chefe do departamento de ensino da Academia.
Kretschmer destacou que a Polícia Militar e a coordenação de Defesa Civil trabalham em parceria nos atendimentos, e há necessidade de formação nessa área. “O próprio sistema da Defesa Civil está baseado na estrutura da Polícia Militar”, afirmou.

FORMAÇÃO – O Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia do Guatupê utiliza o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para selecionar seus alunos. A graduação dura três anos e conta com as disciplinas chamadas fundamentais, de formação para atendimento ao público, além das técnicas. Desde o início os alunos realizam estágios administrativos nos quartéis e, ao fim do curso, nas ruas.
“A partir do 3.º ano, eles fazem estágios operacionais, trabalhando normalmente como policiais militares. Os oficiais podem trabalhar nos três batalhões da capital ou em um dos 16 batalhões no interior do Estado, além dos batalhões especializados como Polícia Ambiental, Rodoviária e de Trânsito, por exemplo”, informou o coordenador pedagógico do 3.º ano da formação de cadetes, tenente Luciano de Oliveira.
A formação de praças e cadetes na Academia do Guatupê, segundo o coronel Kretschmer, o nível da escola é excelente. “Hoje temos instrutores qualificados, com experiência profissional, cultura e conhecimentos necessários”, afirmou o chefe do departamento de Ensino da Academia.

AEN - Agência Estadual de Notícias