Foz do Iguaçu e Pato Branco realizam capacitações do Programa Brigada Escolar 27/03/2013 - 17:13

Atendendo ao Decreto Estadual n° 4.837 de 04 de Junho de 2012 e dando continuidade aos trabalhos no que tange a preparação de 03 profissionais de cada escola estadual, as Coordenadoria Regionais de Defesa Civil – Coredec's, de Foz do Iguaçu e Pato Branco realizaram os treinamentos.

O Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola, desenvolvido pelo Governo do Estado, numa parceria entre Defesa Civil, Núcleo de Regional de Educação e Batalhão de Policia Escolar Comunitária.

Visa preparação dos profissionais da rede estadual de educação. De acordo com o Programa e Cronograma apresentado pela Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, o objetivo deste treinamento é esclarecer os conceitos do Plano de Abandono, possibilitando que os profissionais pudessem vivenciar em contraste com as situações corriqueiras do serviço.

Nos treinamentos são realizadas instruções de defesa civil, primeiros socorros, plano de segurança contra incêndio, plano de abandono, combate a princípio de incêndio e código de segurança contra incêndio e pânico (Edificações Estaduais). Na realização do plano de abandono, os brigadistas auxiliaram a evacuação dos alunos que foram encaminhados à um local escolhido pela direção de cada colégio.

Foz do Iguaçu – A capacitação ocorreu no Posto de Bombeiros da Vila “A”, entre os dias 18 à 22, participaram 160 profissionais de 48 Escolas Estaduais.

Pato Branco – A capacitação ocorreu nos dias 18 e 22, as oficinas ocorreram no Município de Chopinzinho e Palmas, e contou com a participação de mais 6 municípios próximos. Participarão mais de 100 profissionais da área de Educação Estadual.

Como forma de abrilhantar ainda mais o curso realizado, nessa última turma formada foram realizadas duas evacuações seguidas, durante o plano de abandono, os Bombeiros Militares da Seção de Bombeiros de Palmas, simulando uma real situação, realizaram o atendimento pré-hospitalar em dois alunos, chamando a atenção da população local, bem como da imprensa que acompanhou todo o simulado.

A partir desta data todas as escolas estaduais, incluindo APAES e Escolas Indígenas existentes na área e atuação da 11ª COREDEC/2º SGBI – Pato Branco, têm em seu corpo docente, profissionais qualificados conforme prevê o programa.