Evento discute segurança nas barragens do Paraná 11/05/2016 - 09:20

Evento discute segurança nas barragens do Paraná
A Copel e a Defesa Civil Estadual realizam nesta terça e quarta-feira (10 e 11), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, em Pinhão, um workshop sobre ações emergenciais e segurança de barragens. São oito horas de programação com o objetivo de alinhar informações entre empresas e órgãos relacionados ao setor.

Participam do evento empresas do setor elétrico que têm usinas hidrelétricas no Paraná, membros da Defesa Civil Estadual e representantes das defesas civis municipais das áreas de influência dos reservatórios da Bacia do Rio Iguaçu, entre outros convidados.

Os cerca de 100 participantes acompanham apresentações sobre planejamento, coordenação e operação das usinas e a estrutura de resposta da Copel a situações emergenciais. Outros temas são a Política Nacional de Segurança de Barragens, protocolos e planos de contingência da Defesa Civil e o sistema de comando de incidentes aplicado a situações de emergência em barragens.

Durante a abertura do evento, o diretor-adjunto da Copel Geração e Transmissão, Samir Saleh Hishmeh, salientou que o workshop é mais uma ação da Copel para melhorar as condições de resposta a emergências nas regiões de entorno das usinas: “Adotamos um processo de melhoria contínua de nossos procedimentos para situações extremas e precisamos estar em sintonia com as demais instituições e representantes da Defesa Civil para atuar de forma rápida e eficiente quando necessário”.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, destaca que essa atuação frente a desastres naturais é uma das prioridades do Governo do Estado. “Estamos investindo cerca de R$ 15 milhões para capacitar e dar às regionais condições adequadas de resposta a situações de emergência, minimizando ao máximo os impactos e prejuízos à população”, afirmou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias/ CEPDEC