Estudantes do Vale do Paraíba trocam experiências e conhecimentos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 31/10/2017 - 11:20

A 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 – promovida em todo o território nacional, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – no Vale do Paraíba, contou com a participação de cerca de 200 estudantes de escolas de ensino médio de várias cidades da região.

Entre os dias 25 e 28 de outubro, os esforços em demonstrar a importância da Ciência e Tecnologia na sociedade teve como o tema “A Matemática está em tudo”. Nessa temática, cientistas, pesquisadores, professores e gestores da educação levaram aos jovens as abordagens sobre a aplicação da Matemática e da Ciência nas questões desde o universo e clima, até no próprio dia-a-dia das pessoas.

No Vale do Paraíba, o evento foi organizado pelo Projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp- de São José dos Campos).

Palestras incentivam estudantes ao conhecimento científico

Realizadas no auditório da Unesp, as palestras motivaram os estudantes aos conhecimentos na área de Ciência e Tecnologia e à aplicação da Matemática no cotidiano da sociedade.

O pesquisador do Cemaden, Leonardo Bacelar Lima Santos, mostrou o impacto das inundações e alagamentos nas áreas urbanas e a aplicação da Matemática e Ciência para a construção de “cenários de risco-impactos- quantificação e exposição aos riscos”, demonstrando como os impactos desses desastres socioambientais afetam a mobilidade urbana. Bacelar deu várias “dicas” aos estudantes como obter mais familiaridade com a Ciência e com a Matemática : “ É indispensável aprender a trabalhar em grupo e com parcerias, compreender a Matemática – por meio de brinquedos que utilizam a geometria- e descobrir que o espaço da Biblioteca é o local mais agradável da escola.”, finaliza o pesquisador, indicando alguns livros que facilitam os estudos nessa área de conhecimento.

Com o tema “ Educação +Participação: equação para redução do risco de desastres socioambientais”, a pesquisadora Luana A. Pampuch, da Unesp de São José dos Campos, mostrou como a Matemática é utilizada nos dados e informações sobre a previsão de tempo . “Quanto mais conhecimento, mais chance de percepção de risco. Quanto maior o número de pessoas envolvidas nesse risco, mais informações devem ser repassadas para a prevenção de risco.”, destaca a pesquisadora, mostrando a importância da Educação e da participação de todos.

“Ondas Gravitacionais, da Matemática ao Nobel da Física de 2017” foi a abordagem feita pelo pesquisador do Inpe, César Augusto Costa, que demonstrou de forma didática como a Geometria é aplicada nas teorias, dando exemplos pela Teoria de Pitágoras e na equação da Teoria da Relatividade de Einstein. “Geometria, Matemática e equações são muito aplicadas para compreender a distância e o tempo no universo.”, explica o pesquisador.

Fonte: http://www.cemaden.gov.br/estudantes-do-vale-do-paraiba-trocam-experiencias-e-conhecimentos-na-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/